Foco e Escopo
Missão
Divulgar a produção intelectual na área de marketing, organizacional e de mercado, estimulando as contribuições criativas e inéditas do trabalho acadêmico e de pesquisa.
Objetivos
- Contribuir para o aumento da produção de conhecimento das comunidades acadêmica e profissional nas ciências sociais aplicadas na área de marketing;
- Servir como canal adequado para difundir avanços conceituais, metodológicos e de experiências de marketing na sociedade moderna;
- Estimular a difusão de conhecimentos que promovem novos estudos e novas formulações teóricas e empíricas para a área de marketing.
Foco
- A natureza da revista é de caráter acadêmico, publicando artigos que sejam resultado de pesquisa científica. • Os artigos devem necessariamente trazer uma contribuição acadêmica teórica ou empírica inovadora à área de conhecimento do Marketing. • Não há preferência a priori por nenhuma ênfase temática, cabendo a publicação de artigos científicos no grande leque de temas tratados pela disciplina. • Quando pertinente e necessário, serão publicados artigos estrangeiros ou traduções de artigos clássicos da área, visando à sua difusão no ambiente acadêmico brasileiro. • Há um posicionamento deliberado de publicar artigos de todos os grupos de pesquisa do país, privilegiando pesquisadores das regiões em fase de consolidação e incentivando a produção conjunta.
A REMark tem como foco a publicação de contribuições científicas na área de marketing e contempla as seguintes áreas:
I – Métodos de Pesquisa e Teoria em Marketing - Ciência e técnica em Marketing - Epistemologia em Marketing - Ensino de Marketing - Estudos críticos em Marketing (apreciação crítica de práticas, teorias, modelos, métodos de pesquisa e ensino em Marketing) - Métodos de pesquisa em Marketing (novas técnicas qualitativas e quantitativas de análise de dados, novos métodos de coleta de dados qualitativos e quantitativos, novos métodos de apresentação de resultados de pesquisa) - Modelagem e previsões (modelos econométricos, previsões de demanda e de comportamento) - Medidas em Marketing (mensuração, validação, escalas) - Pesquisa interdisciplinar em Marketing (envolve extensos aportes teóricos ou metodológicos de antropologia, sociologia, semiologia, teoria literária, comunicação, filosofia, psicanálise e áreas médicas).
II - Comportamento do Consumidor - Pesquisa do consumidor (abordagens nos paradigmas interpretativista e de processamento de informações) - Comportamento do consumidor final - Processos intraindividuais, interpessoais e sociais do consumidor - Valor para o cliente (valores importantes para o cliente e valores pessoais) - Comportamento do comprador organizacional.
III - Gestão e Estratégia de Marketing - Gestão de produtos e serviços (marca e desenvolvimento de novos produtos) - Gestão de preços - Gestão da distribuição (canais, logística) - Gestão do composto comunicação/promoção (vendas, propaganda, promoções e demais atividades de comunicação de Marketing) - Estratégias de Marketing (desenvolvimento e execução de estratégias de Marketing, interações competitivas, desenvolvimento de recursos e competências em Marketing, Marketing e a estratégia corporativa) - Orientação para o mercado - Marketing de relacionamento - Marketing metrics (medidas de desempenho, eficácia do investimento em Marketing, controle de Marketing).
IV - Marketing em Contextos Específicos - Marketing internacional - Marketing de varejo - Marketing de serviços - Marketing B2B (business-to-business) - Marketing intercultural - Marketing eletrônico e interativo - Marketing e inovação - Marketing e tecnologia - Marketing social - Macromarketing - Marketing esportivo - Ética em Marketing - Responsabilidade social em Marketing - Demais contextos de Marketing: governo, terceiro setor, instituições financeiras, turismo, marketing rural, marketing verde
Público Alvo
A ReMark está voltada a um público amplo de pesquisadores, professores, estudantes, empresários, consultores e outros profissionais de alta qualificação que atuam na área de marketing nas organizações públicas, privadas e do terceiro setor, nacionais e internacionais.