A COBERTURA DA FOLHA DE S.PAULO SOBRE O POSSͭVEL TERCEIRO MANDATO DO PRESIDENTE LULA

Autores

  • Merilyn Escobar de Oliveira PUC-SP
  • Lilian Carla Muneiro PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v7i2.1316

Palavras-chave:

Eleições. Folha de S. Paulo. Mídia. Partido dos Trabalhadores.

Resumo

A possibilidade de um novo mandato para o Presidente Lula pautou a agenda pública no último trimestre de 2007 e voltou ao cenário midiático em abril e na primeira semana de maio de 2008. Neste artigo, investigam-se os aspectos da cobertura jornalística sobre a “tese” do terceiro mandato, com ênfase na construção da notícia – do enquadramento e ao desfecho. A relevância adquirida pela “tese” da reeleição relacionou-se diretamente com a antecipação do processo eleitoral de 2010 e as expectativas do futuro do Partido dos Trabalhadores (PT). Neste artigo defende-se a hipótese de que o ritmo da cobertura jornalística – e, mais precisamente, o enquadramento dessa temática tenha sido tendencioso. Nosso corpus contempla publicações da Folha de S. Paulo, o jornal nacional de maior circulação no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Merilyn Escobar de Oliveira, PUC-SP

Mestre em Ciências Sociais área de concentração Mídia e Política

Lilian Carla Muneiro, PUC-SP

Doutoranda em Comunicação e Semiótica

Downloads

Publicado

13.08.2009

Como Citar

de Oliveira, M. E., & Muneiro, L. C. (2009). A COBERTURA DA FOLHA DE S.PAULO SOBRE O POSSͭVEL TERCEIRO MANDATO DO PRESIDENTE LULA. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 7(2), 145–152. https://doi.org/10.5585/remark.v7i2.1316

Edição

Seção

Artigos