A Discussão Epistemológica em Marketing 1990-2010
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v13i1.2378Palavras-chave:
Marketing, Epistemologia, Ciência.Resumo
O presente estudo investiga o quanto a discussão epistemológica em marketing tem estado presente nos periódicos da disciplina nos últimos 20 anos. Com este objetivo, foi realizada uma análise bibliométrica nos 5 principais journals da área (Journal of Marketing, Journal of Retailing, Journal of Consumer Research, Journal of Marketing Research, Journal of Consumer Psychology) e em mais duas publicações escolhidas por seu perfil editorial (Marketing Theory e Marketing Science). Foram analisados artigos, comentários e editoriais publicados entre 1990 e 2010. Igualmente foram buscados livros editados sobre a disciplina e que pudessem conter discussões acerca da epistemologia em marketing. A análise dos dados revelou uma inconstância na quantidade de publicações sobre o tema, bem como o destaque de dois periódicos (Marketing Theory e Marketing Science) identificados como aqueles que capitanearam o debate no período. A quantidade proporcional de artigos encontrados revela que os momentos de discussão sobre epistemologia aconteceram por esforços isolados de periódicos ou de uma editora (Sage), e não por um debate fomentado por diversos acadêmicos. Por último, a grande quantidade de publicações encontradas sobre metodologia, e não sobre epistemologia, pode estar evidenciando uma tendência à instrumentalização da disciplina. O trabalho é dividido como segue: Introdução; (1) Os primórdios do estudo de marketing, onde buscamos entender a história da disciplina; (2) O surgimento do marketing como disciplina, em que descrevemos como o marketing foi formalmente aceito como área de estudo; (3) Marketing e ciência, uma rápida retomada do debate sobre cientificidade em marketing; (4) Método; (5) Resultados; Discussão e conclusão.
DOI: 10.5585/remark.v13i1.2378