Análise de Conteúdo

Autores

  • George Bedinelli Rossi Universidade de São Paulo - EACH/USP, São Paulo
  • Francisco Antonio Serralvo PUC-SP
  • Belmiro Nascimento Joao PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v13i4.2701

Palavras-chave:

Analise de conteúdo. Conteudo latente. Conteudo Manifesto.

Resumo

Sendo este tópico amplo em demasia, pretende-se aqui expor de maneira não exaustiva as metodologias mais comuns. Este estudo visa apresentar algumas das mais comuns metodologias, ou estratégia, para a realização de Analise de Conteúdo, não sendo, assim, exaustiva, ou seja, não se apresentara todas as variações e métodos deste tipo de analise, isto somente seria possível com um livro. A analise de conteúdo embora tradicionalmente seja uma técnica quantitativa, ha também a qualitativa que vem tomando vulto nos últimos anos.

 

Considerações iniciais: Uma importante questão quanto a realização de analise de conteúdo e a decisão se a analise terá por foco conteúdo latente ou manifesto. Analises referentes ao que o texto diz lidam com descrição visível e componentes óbvios referem-se a conteúdos manifestos que são contáveis, uma abordagem quantitativa de analise de conteúdo.  Por outro lado, analises quanto ao que o texto apresenta lidam com aspectos de relações e envolvem a interpretação de significados ocultos do texto são referenciados como conteúdo latente, abordagem qualitativa (DOWNE-WAMBOLDT, 1992, KONDRACKI et al., 2002). Ambas abordagens, latente e manifesto, lidam com interpretação mas a interpretação varia em profundidade e nível de abstração. Assim sendo, a primeira decisão quanto a analise de conteúdo e se esta será quantitativa ou qualitativa ou se fara uso de ambas (BABBIE, 1998).

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Biografia do Autor

George Bedinelli Rossi, Universidade de São Paulo - EACH/USP, São Paulo

Graduação em Engenharia Elétrica Modalidade Eletrônica pela Faculdade de Engenharia de São Paulo (1982), mestrado em Administração de Empresas (Sp) pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1996) e doutorado em Administração de Empresas (Sp) pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1999). Atualmente é professor da Universidade de São Paulo - Campus Gov. Mario Covas, Universidade de São Caetano do Sul - USCS e da Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM.

Publicado

11.09.2014

Como Citar

Rossi, G. B., Serralvo, F. A., & Joao, B. N. (2014). Análise de Conteúdo. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 13(4), 39–48. https://doi.org/10.5585/remark.v13i4.2701