Proselitismo e Boca-a-boca no Consumo de Esporte Contemporâneo

Autores

  • George dos Reis Alba Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rafael Laitano Lionello Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v14i3.2713

Palavras-chave:

Proselitismo, Boca-a-boca, Consumo de esporte

Resumo

A necessidade de contato social é uma das unidades mais básicas dos torcedores e a comunicação é uma importante ferramenta. Quando os torcedores interagem com pessoas que não torcem para o o seu clube, a comunicação, naturalmente, ocorre de duas formas: positiva (boca-a-boca), que está relacionada à sugestão e recomendação da equipe e; negativa (proselitismo), que refere-se à defesa ostensiva, às vezes, até maligna da equipe. A literatura sobre a distinção entre os dois construtos é inexistente e o presente trabalho visa analisar a relação entre boca-a-boca e proselitismo, especificamente em torcedores de futebol. Os resultados indicam que os construtos divergem significativamente e possuem impactos diferentes nos gastos com o clube e comparecimento a jogos.

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Biografia do Autor

George dos Reis Alba, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre e doutorando em Marketing pela UFRGS. Atua principalmente nos seguintes temas: psicologia do consumo, comportamento do consumidor, psicologia social e tomada de decisão.

Rafael Laitano Lionello, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Marketing pela UFRGS. Atua principalmente nos seguintes temas: estratégia de marketing e comportamento do consumidor.

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Publicado

28.09.2015

Como Citar

dos Reis Alba, G., & Laitano Lionello, R. (2015). Proselitismo e Boca-a-boca no Consumo de Esporte Contemporâneo. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 14(3), 322–334. https://doi.org/10.5585/remark.v14i3.2713

Edição

Seção

Artigos