Evento Esportivo ou Experiência para o Consumidor? Um Estudo sobre a Motivação do Consumidor em Comparecer a Eventos de Corrida de Rua
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v17i3.3583Palavras-chave:
Marketing Esportivo. Comportamento do Consumidor. Eventos Esportivos. Corrida de Rua.Resumo
Objetivo: O objetivo desse estudo é identificar os fatores motivacionais que levam os corredores a escolher participar de eventos de corrida de rua.
Método: Para responder ao objetivo foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo. Elaborou-se um questionário capaz de responder ao objetivo desse trabalho. O questionário continha afirmações correspondentes a nove domínios, onde o indivíduo assinalava o grau de concordância com cada afirmação. A amostra foi composta por 243 corredores.
Originalidade/Relevância: Esse estudo poderá contribuir com os produtores de corrida de rua no momento da elaboração dos eventos, pois, entendendo as motivações de seus consumidores, poderão oferecer um serviço que atenda às expectativas do público desse esporte e, consequentemente, agregue valor à prova.
Resultados: A dimensão que mais motiva os participantes é o condicionamento físico (4,71), seguido pelo excitamento (4,44) e o domínio de habilidades (4,40). A dimensão competição aparece na oitava posição (3,63). Negócios (3,01) foi avaliada como a dimensão que menos motiva os participantes a escolher o evento corrida de rua.
Contribuições teóricas/metodológicas: a motivação desses consumidores e, sim, vários outros aspectos que comtemplem os fatores que interferem na participação dentro do mercado de corrida de rua.
Contribuições sociais / para a gestão: Esse estudo pode auxiliar no entendimento de um componente específico do comportamento do consumidor: a motivação. Além disso, o estudo reforça a ideia da busca do consumidor pelo entretenimento aliado a prática de atividade física.