Vivências de uma campanha para afirmação de identidade de uma unidade Universitária Federal no interior de um Estado Brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v18i1.3615Palavras-chave:
Marketing Público, Identidade. Imagem, Universidade federalResumo
Objetivo: O presente artigo visa apresentar as vivências oriundas de uma campanha identitária, A campanha surgiu do interesse em consolidar a imagem de uma universidade federal, presente na região por meio de um centro de educação superior, junto à comunidade interna e externa.
Método: Realizou-se uma pesquisa do tipo estudo de caso com os servidores e alunos da unidade, e ainda, com os habitantes do município em que a universidade se localiza. São apresentados aspectos históricos da implantação da unidade de ensino, a elaboração e os desdobramentos da campanha, os resultados alcançados até o presente momento.
Originalidade/Relevância: Torna-se expressivo apresentar uma pesquisa com levantamento de dados sobre a cultura do nome designado a partir da implantação de uma nova unidade, criou-se o costume da comunidade reportar-se à unidade de educação superior, usando o nome do centro, isolando-se da referência à universidade federal a qual esse centro pertence.
Resultados: Os resultados evidenciam que a campanha atingiu repercussão satisfatória no público interno da instituição, porém ainda há muito a ser trabalhado no quesito conscientização para os resultados pretendidos. Por outro lado, acredita-se que o público externo está se acostumando com a identidade da unidade, mas com o decorrer do tempo espera-se superar esse gap.
Contribuições teóricas/metodológica: A contribuição do estudo para a área de Marketing está em fornecer informações sobre a consolidação da imagem de uma instituição, com o propósito de auxiliar na tomada de decisão dos gestores.
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