Omnichannel como estratégia de inovação no varejo de moda jovem no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v18i2.3739Palavras-chave:
Omnichannel, Marketing de varejo, Inovação de varejo.Resumo
Objetivo: Analisar o uso do omnichannel como estratégia de inovação em uma empresa do varejo de moda jovem no Brasil.
Método: A pesquisa compreende um estudo de caso com abordagem qualitativa e enfoque exploratório.
Principais resultados: A empresa cria experiência de compra para seu cliente final, antecipando-se às expectativas dos clientes. Analisa novas tendências de mercado e pesquisa sobre o consumidor para acompanhar as mudanças comportamentais que afetam a decisão de compra; compreende a necessidade de integração dos canais, da criação de novos formatos, bem como da adaptação dos antigos canais. Mas, o conceito omnichannel é usado parcialmente.
Contribuições teóricas: A principal contribuição deste estudo é ampliar o conhecimento teórico sobre o processo de omnichannel como estratégia de inovação no varejo, em especial no setor de varejo de moda jovem no Brasil. O estudo destaca a relevância do marketing interno na abordagem do omnichannel e retenção de talentos.
Originalidade: Omnichannel é um conceito novo que se desenvolve como uma extensão do multicanal, e que requer integração completa, enquanto em multicanais a integração pode ser inexistente. Seguindo a tendência mundial, os varejistas brasileiros carecem de entender, de estarem preparados para utilizar a integração de canais de atendimento e vendas (offline/online) e de saber como agregar valor aos consumidores com essa estratégia de inovação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Marketing
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.