Fatores determinantes da preocupação com o meio ambiente nas decisões de compra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v19i4.16470

Palavras-chave:

Marketing Verde, Consumo Verde, Marketing Sustentável

Resumo

Objetivo: Identificar os fatores determinantes da preocupação com o meio ambiente nas decisões de compra na perspectiva dos usuários das redes sociais digitais.

Método: A amostra da pesquisa foi composta por 288 indivíduos. O instrumento de coleta de dados foi o questionário, contendo 26 questões. O método de análise foi a análise descritiva de médias e desvio padrão das variáveis do construto, e a análise fatorial exploratória, ambas desenvolvidas no software SPSS 12.

Originalidade/Relevância: Para que as empresas possam corresponder às expectativas dos consumidores, de empresas sustentáveis e engajadas com causas sociais e ambientais, e assim gerar vantagens competitivas, se torna fundamental perceber os fatores do meio ambiente que são levados em consideração pelo consumidor para definir suas compras.

Resultados: Os resultados da pesquisa indicaram a existência de 4 fatores determinantes da preocupação com o meio ambiente nas decisões de compra dos indivíduos da pesquisa, possibilitando uma melhor compreensão do comportamento de consumo sustentável.

Contribuições teóricas/metodológicas: Os resultados do estudo contribuem para a formação de uma abordagem teórica mais sólida para se analisar e entender os fatores determinantes da preocupação com o meio ambiente nas decisões de compra.

Contribuições sociais/práticas para a gestão: Almeja-se proporcionar às empresas um melhor delineamento dos fatores determinantes da preocupação com o meio ambiente nas decisões de compra, que em posse de tais informações, poderão desenvolver estratégias mais assertivas no atendimento das demandas desse público, potencializando suas vendas, bem como contribuindo para a consolidação do desenvolvimento sustentável.

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Biografia do Autor

Jonilson Carvalho de Oliveira Júnior, Universidade Potiguar - UnP

Mestrado em Administração;  Especialista em Fisioterapia  Neurológica e Graduação em fisioterapia pela Universidade Potiguar - UnP.

Arthur William Pereira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutorando em Administração pela Universidade Potiguar (UNP); Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Mestre em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA); Especialista em Gestão Empresarial pela Universidade Potiguar (UNP); Graduado em Administração pela Universidade Potiguar (UNP). Professor de Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Jaguaruana.

Alípio Ramos Veiga Neto, Universidade de Aveiro

Pós-doutorado em Inovação pela Universidade de Aveiro em Portugal; Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas; Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas. Professor da Universidade de Aveiro em Portugual.

Ahiram Brunni Cartaxo de Castro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN

Doutorando em Administração, Mestre em Administração e Graduado em Administração pela Universidade Potiguar – UNP, RN. Administrador no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN e Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Diego Sampaio Vasconcelos Ramalho Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutorando e mestre em Administração e  Controladoria pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Fortaleza -PPGA/UFC; Graduado em Administração pela Universidade de Fortaleza - UFC. Professor de Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Jaguaruana.

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Publicado

16.12.2020

Como Citar

Oliveira Júnior, J. C. de, Silva, A. W. P. da, Veiga Neto, A. R., Castro, A. B. C. de, & Lima, D. S. V. R. (2020). Fatores determinantes da preocupação com o meio ambiente nas decisões de compra. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 19(4), 888–923. https://doi.org/10.5585/remark.v19i4.16470

Edição

Seção

Artigos