Revista de Gestão em Sistemas de Saúde

A Revista de Gestão em Sistemas de Saúde (RGSS) surge em um momento em que os desafios da gestão dos serviços e sistemas de saúde, nas esferas pública e privada, tornam-se cada vez mais expressivos. As mudanças que ocorrem nos ambientes econômico, político, sociocultural, demográfico, tecnológico e natural alteram as dimensões estruturais, administrativas e técnicas desses serviços e sistemas, demandando soluções mais eficazes e inovadoras. Neste contexto, a RGSS emerge como um meio para discutir trabalhos científicos que visem aumentar o entendimento e o conhecimento sobre a gestão dos serviços e sistemas de saúde.

RGSS está avaliada pelo QUALIS-CAPES como B1.


Portanto, temas de interesse da RGSS incluem mas não se limitam aos seguintes: Desafios e tendências na gestão de serviços e sistemas de saúde; Aspectos estratégicos da gestão global de saúde; Psicologia hospitalar; Engenharia da produção; Terapia ocupacional; Serviço social; Gestão estratégica de organizações da saúde (estrutura, desempenho, excelência operacional, projetos, qualidade, ética, etc); Gestão da saúde pública e bem-estar (investimentos, alocação de recursos, políticas públicas, vigilância sanitária, prevenção de doenças, fatores de risco, etc); Aspectos legais da gestão de serviços e sistemas de saúde; Empreendedorismo e inovação no setor de saúde; Comportamento organizacional em serviços e sistemas de saúde (liderança, negociação, comunicação, cultura, poder, equipes, etc); Gestão tecnológica no setor de saúde; Cadeia produtiva, cadeia de suprimentos e gestão de operações no setor de saúde; Educação e pesquisa orientadas a saúde e a relação entre teoria e prática; Sistemas de informação gerencial em saúde; Responsabilidade social e ambiental na saúde; Gestão financeira e auditoria em servicos e sistemas de saúde; Marketing no setor de saúde; Engenharia da produção no setor da saúde;

 

Bases indexadoras

 

Certificação Qualis

Notícias

 

Chamadas Encerradas: Edição Temática 2021

 

Tema: "DESAFIO DA ADMINISTRAÇÃO DOS SERVIÇOS DE  SAÚDE NO PANORAMA DA PANDEMIA DE COVID-19" 

A OMS declarou a pandemia Pandemia de COVID-19 em 11 de março de 2020, após o surgimento de um novo coronavírus na China e sua disseminação no mundo. 

Atualmente, há 41.570.883  casos confirmados da doença e 1.134.940   óbitos (dados OMS até 23 de outubro), com alto impacto para os serviços de saúde e toda sociedade. 

A ausência de medidas de prevenção mais efetivas, como vacina, além de medicamentos específicos para o tratamento, levou os países a implementarem medidas de distanciamento social, como estratégia para achatamento da curva epidêmica. Estas medidas foram efetivas, entretanto com grande sofrimento psicológico, assim como impacto negativo na economia dos países.   

Nós, da RGSS, como um periódico voltado para as iniciativas de sucesso e inovadoras na gestão em sistemas de saúde, sentimo-nos compelidos a receber os relatos de pesquisas das diversas variáveis matriciais do setor da saúde.

O lançamento da edição temática  "DESAFIO DA ADMINISTRAÇÃO DOS SERVIÇOS DE  SAÚDE NO PANORAMA da PANDEMIA DE COVID-19"  é  uma oportunidade para que os gestores e profissionais da saúde possam divulgar as estratégias implementadas na gestão dos serviços de saúde para o atendimento dos doentes, assim como as ações de vigilância epidemiológica, para o monitoramento e rastreamento dos contatos. 


 
Publicado: 2021-04-13 Mais...
 
Outras notícias...

v. 10, n. 3 (2021): set./dez.

Sumário

Artigos

Alexandre Morais Nunes, Andreia Afonso de Matos
PDF
215-237
Maria de Fátima Siliansky de Andreazzi, Leyla Sancho Gomes, Maurício de Andrade Pérez, Nathalie Rodrigues Pontes Azevedo, Lara Vitória Lara da Silva D'almeida
PDF
238-252
Brígida Dias Fernandes, Rodrigo Randow de Freitas, Ana Carolina Melchiors, Roberto Pontarolo
PDF
253-274
Lara Cubis de Lima, Deivisson Vianna Dantas dos Santos, Rafael Gomes Ditterich
PDF
275-295
Dênisson Pierre Silva Motta, Ramon Sávio Moreira Lopes, Lásara Fabrícia Rodrigues
PDF
296-319