Simulação de Cenários: Estudo de Caso nas Fontes de Recursos da Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná no Câmpus Pato Branco

Osni Hoss, Vanderlei Bromberger, Claudio Antonio Rojo, Almir Ferreira de Sousa

Resumo


Gerir uma empresa no atual contexto é tarefa complexa. Mudanças e exigências de mercado são cada vez mais dinâmicas. Diante dessa realidade faz-se necessário simular possíveis cenários. Os estudos sobre simulação de cenários surgiram para possibilitar às organizações uma orientação sobre esta nova realidade. Utilizando-se de uma metodologia baseada nas variáveis críticas, a simulação de cenários amplia a capacidade das organizações visualizarem suas ações estratégicas futuras, de forma a atingir seus objetivos. Através do referencial teórico, o presente trabalho visou estudar essa metodologia, reunindo informações e apresentando os principais conceitos relacionados ao assunto, para, no estudo de caso, aplicá-los nas fontes de recursos da FUNTEF-PR, Campus Pato Branco. O estudo constatou que raramente um cenário acontecerá exatamente como foi simulado, mas reduz as incertezas organizacionais vindouras. Mostra-se como uma ferramenta capaz de auxiliar a organização a definir sua estratégia, permitindo ao mesmo tempo, uma posição mais flexível e apropriada para lidar com a incerteza e o novo, tornando o futuro menos duvidoso.

DOI:10.5585/riae.v11i3.1895


Palavras-chave


Planejamento Estratégico; Simulação de Cenários; Variáveis Críticas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v11i3.1895

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.