Simulação de Cenários: Estudo de Caso nas Fontes de Recursos da Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná no Câmpus Pato Branco

Autores

  • Osni Hoss Universidade Tecnológica Federal - UTFPR
  • Vanderlei Bromberger Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.
  • Claudio Antonio Rojo Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
  • Almir Ferreira de Sousa Universidade de São Paulo - FEA/USP.

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v11i3.1895

Palavras-chave:

Planejamento Estratégico, Simulação de Cenários, Variáveis Críticas.

Resumo

Gerir uma empresa no atual contexto é tarefa complexa. Mudanças e exigências de mercado são cada vez mais dinâmicas. Diante dessa realidade faz-se necessário simular possíveis cenários. Os estudos sobre simulação de cenários surgiram para possibilitar às organizações uma orientação sobre esta nova realidade. Utilizando-se de uma metodologia baseada nas variáveis críticas, a simulação de cenários amplia a capacidade das organizações visualizarem suas ações estratégicas futuras, de forma a atingir seus objetivos. Através do referencial teórico, o presente trabalho visou estudar essa metodologia, reunindo informações e apresentando os principais conceitos relacionados ao assunto, para, no estudo de caso, aplicá-los nas fontes de recursos da FUNTEF-PR, Campus Pato Branco. O estudo constatou que raramente um cenário acontecerá exatamente como foi simulado, mas reduz as incertezas organizacionais vindouras. Mostra-se como uma ferramenta capaz de auxiliar a organização a definir sua estratégia, permitindo ao mesmo tempo, uma posição mais flexível e apropriada para lidar com a incerteza e o novo, tornando o futuro menos duvidoso.

DOI:10.5585/riae.v11i3.1895

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Osni Hoss, Universidade Tecnológica Federal - UTFPR

Pós-Doutor em Finanças/Administração pela FEA/USP. Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC. Em instituição de ensino superior tem experiência como pesquisador, professor, coordenador de graduação e pós-graduação, é professor na graduação e pós-graduação da UTFPR. Criador e editor chefe da revista científica CAP Accounting and Management. Tem experiência em avaliação de ativos intangíveis, controller, gestão de custos. Sócio Fundador da Intelitech, empresa inovadora em TI, idealizador do software de apoio à decisão DRHS – Doctor Hoss Software.

Vanderlei Bromberger, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.

Atuante na Fundação de Apoio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.

Claudio Antonio Rojo, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Almir Ferreira de Sousa, Universidade de São Paulo - FEA/USP.

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo - USP; Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo - USP; Professor associado da Universidade de São Paulo, parecerista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo. Atua em Finanças Corporativas (mais especificamente em Avaliação de Empresas, Avaliação de Investimentos, Planejamento e Controle Finaceiro e Gestão do Capital) e em Educação Financeira Pessoal.

Downloads

Publicado

01.12.2012

Como Citar

Hoss, O., Bromberger, V., Rojo, C. A., & de Sousa, A. F. (2012). Simulação de Cenários: Estudo de Caso nas Fontes de Recursos da Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná no Câmpus Pato Branco. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 11(3), 172–204. https://doi.org/10.5585/ijsm.v11i3.1895

Edição

Seção

Artigos
Visualizações
  • Resumo 136
  • PDF 202