Storytelling to the Identification of Strategy as Practice

Authors

  • Cláudio Reis Gonçalo UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí
  • Maria de Lourdes Borges UNILASALLE - Centro Universitário La Salle
  • Alessandra Cassol UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí
  • Rafael Pereira Ocampo Moré UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v12i1.1902

Keywords:

Storytelling, Intended Strategy, Strategy as Practice.

Abstract

O objetivo deste estudo é identificar conceitos e aplicações da abordagem narrativa em diferentes contextos de pesquisa. Em particular, a partir da investigação de experiências recentes com o uso de contar histórias, este estudo identificou uma estrutura de análise da estratégia praticada. Esta estrutura é baseada na utilização do relatório de histórias para identificar a diferença entre a intenção estratégica e a estratégia praticada. O uso de histórias como um veículo para transmitir mensagens e informações de retorno permite que a estratégia de terminação para ser melhor compreendida. A partir da perspectiva de um ambiente de organização complexa, destinado a estratégia será diferente da estratégia praticada. Tal lacuna contém um paralelismo entre o tempo da história singular, o que aconteceu com a realização da intenção estratégica eo tempo do processo de desenvolvimento estratégico. Neste período de tempo, ações individuais acontecer que formam a história oral, coerente ou não com a intenção de objetivos estratégicos. Este artigo pretende contribuir com agregação de valor por histórias que relatam, em diferentes resoluções de problemas e contextos organizacionais, como uma forma de análise da estratégia praticada. A análise proposta mostra-se a partir da aplicação de contar histórias, valorizado como uma abordagem de pesquisa organizacional para a identificação da evolução e do desempenho da estratégia. Sugere-se que esta análise dinâmica pode criar uma capacidade estratégica representado pela prossecução do futuro imaginado por uma disciplina sistemática de compreender as ações nas atividades organizacionais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cláudio Reis Gonçalo, UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí

Programa de Pós-Graduação em Administração

Maria de Lourdes Borges, UNILASALLE - Centro Universitário La Salle

Programa de Pós-Graduação da Unilasalle

Alessandra Cassol, UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí

Programa de Pós Graduação em Administração

Rafael Pereira Ocampo Moré, UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí

Programa de Pós-Graduação em Administração

Published

01.03.2013

How to Cite

Gonçalo, C. R., Borges, M. de L., Cassol, A., & Ocampo Moré, R. P. (2013). Storytelling to the Identification of Strategy as Practice. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 12(1), 131–153. https://doi.org/10.5585/ijsm.v12i1.1902