Estratégia Cooperativa em Redes Organizacionais: Um Estudo em Polo Turístico de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v10i2.1756Palavras-chave:
Estratégia cooperativa. Redes Organizacionais. Aprendizado relacional.Resumo
O presente trabalho consiste na análise da estrutura de relacionamento entre as pousadas localizadas na Serra do Cipó – MG, tendo como objetivo descrever de que maneira tal estrutura determina a cooperação e o aprendizado relacional. Para o desenvolvimento da análise, procurou-se verificar a existência, a intensidade, a potencialidade, bem como a relação dos seguintes construtos: atuação em redes, cooperação, aprendizagem relacional e fragmentação da rede. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário e tratados com o software Ucinet 6.0, apoiado na teoria de análise de redes sociais. Foram utilizadas também técnicas de análise de regressão estatística e técnicas da estatística descritiva. Os resultados iniciais apontaram a presença de todos os construtos analisados, com destaque para a atuação em redes que atingiu a maior intensidade, seguida, sucessivamente, pelo aprendizado relacional e pela fragmentação da rede. A cooperação foi o quesito com a menor intensidade, porém, com a maior coesão. Com base nos testes do modelo hipotético proposto, pode-se verificar a significância da relação positiva entre os construtos: atuação em redes e cooperação, cooperação e aprendizagem relacional. A relação entre aprendizagem relacional e fragmentação da rede também foi significativa, porém, de forma negativa e com baixo coeficiente de determinação. A partir das conclusões, foi possível confirmar a premissa inicial da atuação em redes entre as empresas estudadas; verificar a presença da cooperação na estrutura de relacionamento, apesar do subaproveitamento do seu potencial; e constatar a busca de aprendizado relacional na cadeia cooperativa.
DOI:10.5585/riae.v10i2.1756
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