A estratégia de internacionalização de negócios na perspectiva da tradução cultural: o caso da indicação geográfica no agronegócio

Autores

  • Simone de Lira Almeida Grupo de Estudos e Pesquisa em Inovação, Tecnologia e Consumo (GITEC)
  • Fernando Gomes de Paiva Júnior Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD-UFPE).
  • José Roberto Ferreira Guerra Grupo de Estudos e Pesquisa em Inovação, Tecnologia e Consumo (GITEC)

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v9i2.1670

Palavras-chave:

Dimensão Cultural, Internacionalização De Negócios, Identidade Cultural

Resumo

A estratégia de internacionalização de negócios é contemplada na perspectiva da tradução cultural do queijo coalho produzido no agreste pernambucano, com alvo no processo de aquisição da Indicação Geográfica. A pesquisa documental com o suporte da análise temática de conteúdo auxiliou na investigação das comunicações institucionais do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), que dizem respeito ao processo de certificação de origem para promoção do produto no mercado externo. As estratégias de tradução cultural adotadas pelos produtores de queijo se coadunam com a atuação em rede dos atores envolvidos na tarefa de certificação para a melhoria da qualidade e agregação de valor ao produto. A padronização e a adaptabilidade aos parâmetros dos órgãos reguladores do agronegócio contribuem para a adequação do produto a códigos culturais mundializados e sua comercialização na arena internacional.

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Biografia do Autor

Simone de Lira Almeida, Grupo de Estudos e Pesquisa em Inovação, Tecnologia e Consumo (GITEC)

Doutoranda em Administração do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD-UFPE). Mestre em Administração pelo PROPAD-UFPE. Professora do Departamento de Hotelaria e Turismo da UFPE. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inovação, Tecnologia e Consumo (GITEC) vinculado ao PROPAD-UFPE. CCSA/UFPE

Fernando Gomes de Paiva Júnior, Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD-UFPE).

Pesquisador e Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD-UFPE). Líder da área de empreendedorismo, inovação e redes sociais do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inovação, Tecnologia e Consumo (GITEC), vinculado ao PROPAD-UFPE. CCSA/UFPE

José Roberto Ferreira Guerra, Grupo de Estudos e Pesquisa em Inovação, Tecnologia e Consumo (GITEC)

Mestrando em Administração do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD-UFPE). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inovação, Tecnologia e Consumo (GITEC) vinculado ao PROPAD-UFPE.

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Publicado

01.11.2010

Como Citar

Almeida, S. de L., de Paiva Júnior, F. G., & Guerra, J. R. F. (2010). A estratégia de internacionalização de negócios na perspectiva da tradução cultural: o caso da indicação geográfica no agronegócio. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 9(2), 75–98. https://doi.org/10.5585/ijsm.v9i2.1670

Edição

Seção

Artigos