Proposição e teste de uma escala de dinamismo, complexidade e munificência ambiental

Autores

  • Carlos Eduardo Carvalho Universidade do Contestado - UnC
  • Carlos Ricardo Rossetto Universidade do Vale do Itajaí - Univali

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v13i4.2097

Palavras-chave:

ambiente organizacional, dinamismo, complexidade, munificência, escalas de mensuração

Resumo

Considerando o interesse que a área de estratégia tem sobre o ambiente e seu impacto na organização, este trabalho aborda a questão sobre como se pode mensurar este ambiente. Objetiva construir e validar escalas de mensuração das dimensões de dinamismo, complexidade e munificência do ambiente percebido pelo gestor. As escalas foram construídas com base na teoria revisada, aplicadas a uma amostra de 170 gestores de hotéis brasileiros e validadas com a utilização de técnica de análise fatorial, com sua confiabilidade testada através da análise das comunalidades, da variância extraída pelo fator, do teste de esfericidade de Bartlet, do teste Alfa de Cronbach, da análise de correlações e do método split half. As escalas validadas, após rotação Varimax, apresentaram-se ortogonais entre si, demonstrando independência. O construto complexidade foi formado pela dificuldade de obtenção de informações e de entendimento do ambiente, pela dispersão da informação no ambiente e pela sua imprevisibilidade, conforme previsto anteriormente por Cannon e St. John (2007). Dinamismo foi validado como formado pela variabilidade nos diversos componentes do ambiente competitivo no qual a firma está inserida, conforme preconizado por Lumpkin e Dess (2001), enquanto o construto munificência refletiu a existência de recursos disponíveis, a ampliação da disponibilidade de recursos, a oferta de mais oportunidades do que ameaças aos competidores e o crescimento do mercado, conforme mencionado anteriormente por Castrogiovanni (1991).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Carvalho, Universidade do Contestado - UnC

Professor do Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado - UnC, Doutor em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali.

Carlos Ricardo Rossetto, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA, da Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Downloads

Publicado

01.12.2014

Como Citar

Carvalho, C. E., & Rossetto, C. R. (2014). Proposição e teste de uma escala de dinamismo, complexidade e munificência ambiental. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 13(4), 59–73. https://doi.org/10.5585/ijsm.v13i4.2097

Edição

Seção

Artigos