Geração de valor econômico e sustentabilidade financeira em instituições do ensino superior brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/riae.v21i1.18548

Palavras-chave:

Instituições de ensino superior, Geração de valor, Sustentabilidade financeira.

Resumo

Objetivo do estudo: O artigo tem por objetivo analisar a geração de valor econômico, bem como os vetores de valor e os impactos provocados pelo número de alunos, valor das mensalidades e custos nos resultados econômicos alcançados em uma instituição de ensino superior (IES).

Metodologia/abordagem: Trata-se de um estudo de caso com adaptação do modelo EVA (Economic Value Added) e uso de análise econométrica multivariada.

Originalidade/relevância: Não obstante a representatividade das organizações privadas do setor educacional na economia brasileira não se identificou artigos acadêmicos versando sobre a sua capacidade de criar valor, que é uma das condições necessárias para o crescimento autossustentado de uma organização.

Principais resultados: O Centro Universitário foi capaz de gerar valor no período recente. A análise desagregada evidenciou o bom desempenho das engenharias e que a maioria dos cursos da área de negócios tem destruído valor da organização.

Contribuições teóricas/metodológicas: Procedeu-se a uma incursão na teoria de finanças corporativas adaptando métodos e procedimentos que ensejaram uma aplicação adequada ao estudo da geração valor em uma IES. O estudo pode ser replicado e contribui para que as IES incorporem a dimensão da geração de valor em seu modelo de gestão.

Contribuições sociais para a gestão:Foram identificados dois segmentos que demandam estratégias diferenciadas para melhorar a posição de mercado da IES. Na área de negócios, haja vista a competição, impõe-se uma política de preços baixos, com revisão/consolidação da oferta de cursos. No segmento de saúde e das engenharias a estratégia a ser seguida não é a de competição de preços, mas sim a da diferenciação, sendo crucial a busca pela excelência. 

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Biografia do Autor

Ronaldo Lamounier Locatelli, Professor da Fundação Pedro Leopoldo – FPL

Doutor em Economia pela Universidade de Londres - Inglaterra

Professor do Curso de Mestrado Profissional em Administração da Fundação Pedro Leopoldo

Alan Sales da Fonseca, Professor da Fundação Pedro Leopoldo – FPL

Mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo

José Edson Lara, Fundação Pedro Leopoldo – FPL

Doutor em Economia Empresarial pela Univerisidade Autônoma de Barcelona

Professor do Curso de Mestrado Profissional em Administração da Funcação Pedro Leopoldo

Professor do Curso de Mestrado da UniHorizontes

Wendel Alex Silva, Fundação Mineira de Educação e Cultura - FUMEC

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras

Faculdade de Administração da UniHorizontes

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Publicado

18.01.2022

Como Citar

Locatelli, R. L., Fonseca, A. S. da, Lara, J. E., & Silva, W. A. (2022). Geração de valor econômico e sustentabilidade financeira em instituições do ensino superior brasileiro. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 21(1), e18548. https://doi.org/10.5585/riae.v21i1.18548

Edição

Seção

Fast-Track