Geração de valor econômico e sustentabilidade financeira em instituições do ensino superior brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5585/riae.v21i1.18548Palavras-chave:
Instituições de ensino superior, Geração de valor, Sustentabilidade financeira.Resumo
Objetivo do estudo: O artigo tem por objetivo analisar a geração de valor econômico, bem como os vetores de valor e os impactos provocados pelo número de alunos, valor das mensalidades e custos nos resultados econômicos alcançados em uma instituição de ensino superior (IES).
Metodologia/abordagem: Trata-se de um estudo de caso com adaptação do modelo EVA (Economic Value Added) e uso de análise econométrica multivariada.
Originalidade/relevância: Não obstante a representatividade das organizações privadas do setor educacional na economia brasileira não se identificou artigos acadêmicos versando sobre a sua capacidade de criar valor, que é uma das condições necessárias para o crescimento autossustentado de uma organização.
Principais resultados: O Centro Universitário foi capaz de gerar valor no período recente. A análise desagregada evidenciou o bom desempenho das engenharias e que a maioria dos cursos da área de negócios tem destruído valor da organização.
Contribuições teóricas/metodológicas: Procedeu-se a uma incursão na teoria de finanças corporativas adaptando métodos e procedimentos que ensejaram uma aplicação adequada ao estudo da geração valor em uma IES. O estudo pode ser replicado e contribui para que as IES incorporem a dimensão da geração de valor em seu modelo de gestão.
Contribuições sociais para a gestão:Foram identificados dois segmentos que demandam estratégias diferenciadas para melhorar a posição de mercado da IES. Na área de negócios, haja vista a competição, impõe-se uma política de preços baixos, com revisão/consolidação da oferta de cursos. No segmento de saúde e das engenharias a estratégia a ser seguida não é a de competição de preços, mas sim a da diferenciação, sendo crucial a busca pela excelência.
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