Prevalência de osteoporose e osteopenia em pacientes atendidos em um serviço de densitometria óssea no município de Guarulhos

Lúcia Misae Kishi, Marta Ferreira Bastos

Resumo


A osteoporose é uma doença caracterizada pela diminuição da densidade óssea, o que torna os ossos susceptíveis a fraturas. É atualmente considerada um dos problemas de saúde mais comuns e sérios para a população idosa, especialmente, a do sexo feminino. Foi realizado estudo retrospectivo para avaliar a prevalência de osteoporose e osteopenia nos pacientes atendidos em serviço de densitometria óssea no município de Guarulhos, Estado de São Paulo. Foram avaliadas 382 fichas, sendo a maioria de pacientes do sexo feminino, raça branca, com algum tipo de alteração óssea, porém somente pequena parcela estava em tratamento. A coluna vertebral e o fêmur foram as principais regiões avaliadas. Estudos que contribuam para traçar um perfil dos indivíduos susceptíveis a osteoporose e osteopenias podem auxiliar na elaboração de campanhas de prevenção em Guarulhos.

Palavras-chave


Densitometria óssea. Epidemiologia. Guarulhos. Osteopenia. Osteoporose.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v6i2.1076

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2007 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2022 Todos os direitos reservados.

Esta obra está licenciado com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional