Estudo sazonal da morfodinâmica da Praia do Indaiá, Bertioga (SP)

Carlos João David, André Paulo Correia de Carvalho, Maria Angélica Honório, Marcela Ribeiro Pense, Marcos Cortês Sampaio, Mônica Clemente Hernandes, Lilian Duarte de Matos, Tibério Soares e Rodrigues de Oliveira, Talita Pitta dos Santos Gabriel, Vanessa Pereira Felice

Resumo


A morfodinâmica da Praia do Indaiá, Bertioga (SP), foi estudada com o objetivo de avaliar as mudanças sazonais nos perfis fisiográficos da praia. As amostragens realizadas duas vezes por estação, entre o outono de 2003 e o verão 2003-2004, foram identificadas como Outono 1 e Outono 2, Inverno 1 e Inverno 2, Primavera 1 e Primavera 2 e Verão. As coletas foram efetuadas em marés de sizígia e nas marés baixas do período da manhã. Classificaram-se os perfis como: P1, localizado próximo do costão rochoso do Morro da Enseada; P3, na região mais exposta da praia, e P2, em região intermediária a esses dois pontos. Os resultados mostram a formação de gradiente de exposição hidrodinâmica que aumenta de P1 para P3. P2 apresentou-se mais largo do que os outros perfis em todas as amostragens. Quanto à sazonalidade, as maiores larguras foram observadas nas Primaveras 1 e 2, enquanto as menores larguras, no Inverno 1. A declividade foi significativamente maior no Inverno 1 e menor no Verão. Nas entradas de frentes frias, observou-se que a zona de espraiamento alcançava os muros das casas ao longo da praia. Concluiu-se que a Praia do Indaiá apresenta gradiente de exposição às ondas, forte erosão no inverno e deposição de areias no verão; que a largura da praia é menor no inverno e maior na primavera; que a declividade é maior no inverno e menor no verão, e também que os imóveis estão construídos sobre a região de duna e berma da praia.

Palavras-chave


Conservação. Ecologia. Morfodinâmica. Praia arenosa.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v6i2.1159

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2007 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2022 Todos os direitos reservados.

Esta obra está licenciado com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional