Efeito da hidroterapia, utilizando o Método dos Anéis de Bad Ragaz, no tratamento da artrite reumatóide juvenil: um estudo de caso

Tatiana Lopes Félix, Luciana Maria Malosá Sampaio Jorge, Jussara de Oliveira, Raquel Agnelli Mesquita Ferrari

Resumo


O objetivo neste estudo foi avaliar o efeito de um programa de hidroterapia, utilizando o Método dos Anéis de Bad Ragaz (MABR), na postura e na qualidade de vida de um portador de artrite reumatóide juvenil (ARJ), com 18 anos de idade. Foram realizadas avaliações pré e pós-tratamento, incluindo análise de amplitude de movimento (AD M), avaliação postural, exames de flexibilidade para cadeias musculares, avaliação da dor e rigidez matinal, e da qualidade de vida. O tratamento consistiu de dez sessões de hidroterapia (MABR), com duração de 45 minutos, duas vezes por semana. Após o tratamento, observou-se melhora na AD M, postura, flexibilidade muscular e escores da maioria dos domínios do questionário de qualidade de vida Short Form 36 Questionnaire (SF-36). Concluiu-se que o MABR possibilitou ao portador de ARJ melhora da flexibilidade, da postura e de qualidade de vida, diminuição da dor e amplitude de movimento, sendo recurso de grande valia para o tratamento dessa doença.

Palavras-chave


Artrite reumatóide juvenil. Fisioterapia. Hidroterapia. Método de Anéis de Bad Ragaz. Qualidade de vida.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v6i2.1160

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2007 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.