Perfil psicomotor na Praxia Global e Fina de crianças de três a cinco anos pertencentes à escola privada e pública
DOI:
https://doi.org/10.5585/conssaude.v7i2.1167Palavras-chave:
Desenvolvimento psicomotor, Praxia Fina, Praxia Global, Perfil psicomotor, Pré-escolares.Resumo
Este estudo teve como objetivo verificar o perfil psicomotor de pré-escolares de escola pública e privada. Participaram do estudo, 60 crianças saudáveis, sendo 30 da escola privada, e 30, da pública, distribuídas igualmente entre as idades de três e cinco anos. Após o consentimento do responsável, as crianças foram avaliadas uma única vez. O instrumento utilizado para avaliar a Praxia Global e Fina dos pré-escolares foi a Bateria Psicomotora (BPM), de Fonseca (1995), que classifica o perfil psicomotor em apráxico, dispráxico, eupráxico e hiperpráxico. Verificou-se que os pré-escolares de três, quatro e cinco anos das escolas privada e pública, evoluíram do perfil dispráxico para o eupráxico, além disso, constatou-se que aos cinco anos alguns já iniciaram a aquisição do perfil hiperpráxico. Este estudo contribuiu para conhecer o desenvolvimento psicomotor de crianças nessa faixa etária e estimular pesquisas nessa área.Downloads
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