Perfil psicomotor na Praxia Global e Fina de crianças de três a cinco anos pertencentes à escola privada e pública

Autores

  • Juliana Rodrigues Simões Uniara
  • Mariana Gigliotti Murijo Uniara, SP
  • Karina Pereira Uniara, SP

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v7i2.1167

Palavras-chave:

Desenvolvimento psicomotor, Praxia Fina, Praxia Global, Perfil psicomotor, Pré-escolares.

Resumo

Este estudo teve como objetivo verificar o perfil psicomotor de pré-escolares de escola pública e privada. Participaram do estudo, 60 crianças saudáveis, sendo 30 da escola privada, e 30, da pública, distribuídas igualmente entre as idades de três e cinco anos. Após o consentimento do responsável, as crianças foram avaliadas uma única vez. O instrumento utilizado para avaliar a Praxia Global e Fina dos pré-escolares foi a Bateria Psicomotora (BPM), de Fonseca (1995), que classifica o perfil psicomotor em apráxico, dispráxico, eupráxico e hiperpráxico. Verificou-se que os pré-escolares de três, quatro e cinco anos das escolas privada e pública, evoluíram do perfil dispráxico para o eupráxico, além disso, constatou-se que aos cinco anos alguns já iniciaram a aquisição do perfil hiperpráxico. Este estudo contribuiu para conhecer o desenvolvimento psicomotor de crianças nessa faixa etária e estimular pesquisas nessa área.

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Biografia do Autor

Juliana Rodrigues Simões, Uniara

PERFIL PSICOMOTOR NA PRAXIA GLOBAL E FINA DE CRIANÇAS DE 3 A 5 ANOS PERTENCENTES A ESCOLA PRIVADA E PÚBLICA

Mariana Gigliotti Murijo, Uniara, SP

Fisioterapeuta formada pelo Centro Universitário de Araraquara/ UNIARA/SP

Karina Pereira, Uniara, SP

Doutora em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos /UFSCar/SP e Docente do Centro Universitário de Araraquara/ UNIARA/SP

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Publicado

26.11.2008

Como Citar

1.
Simões JR, Murijo MG, Pereira K. Perfil psicomotor na Praxia Global e Fina de crianças de três a cinco anos pertencentes à escola privada e pública. Cons. Saúde [Internet]. 26º de novembro de 2008 [citado 29º de março de 2024];7(2):151-8. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/1167

Edição

Seção

Artigos