Avaliação do interesse dos pais pela saúde bucal de seus filhos pelo índice de comparecimento às consultas odontológicas de crianças em idade pré-escolar
DOI:
https://doi.org/10.5585/conssaude.v8i2.1493Palavras-chave:
Comparecimento às consultas, Crianças, Interesse dos pais, Saúde bucal.Resumo
Este estudo teve por objetivo quantificar o índice de comparecimento às consultas odontológicas de crianças entre 4 e 5 anos de idade, frequentadoras de pré-escola, agendadas em um espaço coletivo predeterminado e encaminhadas para uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de suas residências. Após terem sido examinadas e classificadas, por meio de critérios específicos de risco para a doença cárie, como de alto risco, buscou-se relacionar esse índice obtido com o conhecimento dos pais sobre a prevenção e manutenção da dentição decídua. Os resultados indicaram a ausência de informações dos pais ou responsáveis sobre a importância da prevenção e manutenção da dentição decídua na arcada, fato observado pelo alto índice de falta às consultas agendadas, mesmo diante da gratuidade do tratamento.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 ConScientiae Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação;
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.