Terapia com laser 670nm no tratamento da DPOC experimental em ratos

Wellington dos Santos Alves, Geraldo Cardoso de Oliveira Júnior, Luanna Anielle Evangelista do Santo, Márcia Rejane da Silva Beserra, Flávio Aimbire Soares de Carvalho

Resumo


Introdução: DPOC é uma enfermidade respiratória com manifestações sistêmicas que se caracteriza pela presença de obstrução crônica do fluxo aéreo, associada a uma resposta inflamatória. Objetivo: Verificar o efeito da laserterapia de laser 670nm, no tratamento da inflamação pulmonar induzida em ratos. Metodologia: 30 ratos foram divididos em três grupos, dos quais dois foram expostos à fumaça de cigarro durante 45 dias e um deles tratados com laser 670nm. Para análise dos resultados foram realizados LBA e ELISA. Resultados: Os resultados foram submetidos à análise de variância (ANOVA), seguida do teste Newman- Keuls para amostras não pareadas. A análise do LBA demonstrou um aumento altamente significativo no número de neutrófilos no grupo DPOC. O grupo tratado, quando comparado ao grupo DPOC, evidenciou uma diminuição significativa no número de neutrófilos. Para o resultado do ELISA, houve queda altamente significativa de TNF-α, quando tratado com laser 670nm, e significativa de MIP-2 e IL-1β. Conclusão: Verifica-se que a ação do laser de 670nm pode atenuar o processo inflamatório induzido.

Palavras-chave


DPOC; Inflamação pulmonar; Laser; Neutrófilos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v9i4.2443

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2010 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.