Comportamento de lactentes em decúbito lateral e a influência da adição de peso no punho

Danielle Mendonça Araujo, Luciane Aparecida Pascucci de Souza Sande, Luciane Fernanda Rodrigues Martinho Fernandes, Karina Pereira

Resumo


Introdução: Vários são os estudos sobre comportamento de lactentes em diferentes posturas. No entanto, poucos investigaram o decúbito lateral, que é uma postura frequentemente usada em estimulação fisioterapêutica precoce, e também os efeitos da adição de peso aos segmentos. Objetivo: Esse estudo teve como objetivo avaliar o comportamento do lactente em decúbito lateral, com e sem adição de peso. Materiais e Métodos: Participaram 6 lactentes saudáveis, avaliados conforme a Alberta Infant Motor Scale, e depois posicionados na maca para filmagem dos comportamentos em 3 fases: I (pré-peso), II (peso adicional = 20% da massa do membro superior) e III (pós-peso), com duração de 2 minutos cada. Foram observadas as coordenações mão-boca, junções de mãos e alcances. A estimulação foi feita por meio de brinquedos maleáveis. Resultados: Foi observado que os comportamentos de alcance, junção de mãos e coordenação mão-boca em decúbito lateral foram influenciados positivamente pela adição e retirada do peso.

Palavras-chave


Desenvolvimento infantil; Estimulação; Lactente.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2011 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.