Dismorfia muscular: características alimentares e da suplementação nutricional

Autores

  • Andréa Maria Pires Azevedo Universidade Federal da Paraíba
  • Alan de Carvalho Dias Ferreira Universidade de Brasília
  • Priscilla Pinto Costa da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Emília Amélia Pinto Costa da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Iraquitan de Oliveira Caminha Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5585/conscientiaesaude/2011/v10n1/2560

Palavras-chave:

Compulsão, Dieta, Imagem corporal, Musculação, Suplementos alimentares.

Resumo

Introdução: A dismorfia muscular produz mudanças na alimentação. Com ela a dieta passa a ser hiperprotéica e hipolipídica, acompanhada de diversos suplementos alimentares. Objetivos: Analisar as características da alimentação de sujeitos com dismorfia muscular. Métodos: Pesquisa transversal, descritiva interpretativa, de abordagem quali-quantitativa. Resultados: As modificações na rotina alimentar objetivam aumentar a massa muscular e/ou reduzir a gordura corporal. Houve recusas de convites à restaurantes, reuniões ou jantares, em razão das exigências dietéticas especiais. Os suplementos consumidos são hiperprotéicos, aminoácidos e termogênicos. A dieta e o consumo de suplementos alimentares são incentivados por amigos, comerciantes, professores de educação física e pelos familiares. Conclusão: o consumo excessivo e descontrolado de proteínas e a drástica redução na ingestão de lipídeos, como consequência do excessivo desejo de modificação estética entre os sujeitos com dismorfia muscular, reflete em grave problema de saúde que demanda medidas oficiais, além de uma postura adequada nas diferentes áreas da saúde, especialmente a Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Maria Pires Azevedo, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física UPE/UFPB. Laboratório de Estudo e Pesquisa em Lazer, Esporte, Corpo e Sociedade.

Alan de Carvalho Dias Ferreira, Universidade de Brasília

Mestre em Ciências da Nutrição pelo Departamento de Nutrição, Universidade Federal da Paraíba. Professor visitante da Universidade de Brasília.

Priscilla Pinto Costa da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física UPE/UFPB. Professora da Universidade Maurício de Nassau.

Emília Amélia Pinto Costa da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física UPE/UFPB.

Iraquitan de Oliveira Caminha, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Filosofia pela Université Catholique de Louvain. Professor-pesquisador do Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física UPE/UFPB. Laboratório de Estudo e Pesquisa em Lazer, Esporte, Corpo e Sociedade.

Downloads

Publicado

31.03.2011

Como Citar

1.
Azevedo AMP, Ferreira A de CD, Silva PPC da, Silva EAPC da, Caminha I de O. Dismorfia muscular: características alimentares e da suplementação nutricional. Cons. Saúde [Internet]. 31º de março de 2011 [citado 29º de março de 2024];10(1):129-37. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/2560

Edição

Seção

Ciências aplicadas