Saúde bucal de moradores de um bairro pobre de Xangri-Lá, RS, Brasil

Autores

  • Márcia Cançado Figueiredo Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Porto Alegre, RS
  • Kátia Valença Correia Leandro Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
  • Jaqueline Lansing Faneze UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
  • Emanuele Lilian Gass UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v10i2.2647

Palavras-chave:

Doenças da gengiva, Placa dentária, Saúde bucal.

Resumo

Introdução: Para promover saúde é preciso conhecer as condições em que um indivíduo vive e suas interações com a família e a comunidade. Objetivo: Fazer um levantamento das condições de saúde bucal de 104 famílias residentes no bairro Figueirinha, no município litorâneo de Xangri-Lá, RS, Brasil. Método: Por meio de visitas domiciliares, realizou-se o levantamento dos dados dessas famílias. Resultados: Constatou-se que se tratava de uma população jovem, de baixa renda e nível de escolaridade igualmente baixo, vivendo em moradias com péssima infraestrutura. Com relação à saúde bucal, encontraram-se altos índices de placa visível (74,7%) e sangramento gengival (63,6%). Referente à experiência de cárie, os jovens apresentaram grande número de dentes cariados, e os adultos, de dentes perdidos, retratando um perfil de comunidade carente de cuidados com saúde e higiene bucal. Conclusão: Essa população apresentou má condição de saúde bucal e qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Cançado Figueiredo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Porto Alegre, RS

Poutora em Odontologia (Odontopediatria) pela Faculdade de Odontologia de Bauru, USP/BAURU; Mestre em Odontologia (odontopediatria) pela Universidade de São Paulo, USP.

Kátia Valença Correia Leandro Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Professora Associada III da Universidade Federal do Rio Grande do Sul\UFRGS, Brasil; Doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul\UFRGS, Brasil, (1996).

Jaqueline Lansing Faneze, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Acadêmica do 10o semestre da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul\UFRGS, Brasil, (2010)

Emanuele Lilian Gass, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Acadêmica do 10o semestre da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul\UFRGS, Brasil, (2010)

Downloads

Publicado

07.07.2011

Como Citar

1.
Figueiredo MC, Silva KVCL, Faneze JL, Gass EL. Saúde bucal de moradores de um bairro pobre de Xangri-Lá, RS, Brasil. Cons. Saúde [Internet]. 7º de julho de 2011 [citado 29º de março de 2024];10(2):292-8. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/2647

Edição

Seção

Ciências aplicadas