O efeito da ginástica nas capacidades perceptivo-motoras e na percepção de competência física de jovens

Autores

  • Andressa Ribeiro Contreira Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Luana Callegaro Rossato Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Sara Teresinha Corazza Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Daniela Lopes dos Santos Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v11n1.2848

Palavras-chave:

Desempenho psicomotor, Destreza motora, Ginástica, Propriocepção.

Resumo

Objetivo: Verificar o efeito da ginástica de academia nas capacidades perceptivo-motoras e na percepção de competência física de jovens universitárias. Método: Participaram do estudo 15 jovens universitárias, com idade média de 21,60±1,59 anos, saudáveis e iniciantes na prática dessa modalidade. A coordenação motora ampla foi mensurada por meio do teste Burpee. A propriocepção de cotovelo foi avaliada por meio do cinesiômetro, e a de joelho, utilizando-se um goniômetro fixo. Para avaliação da percepção de competência física, utilizou-se um questionário submetido ao processo de validação para aplicação no referido estudo. Empregou-se o teste “t” de Student para amostras pareadas, buscando-se a verificação da diferença intragrupo. Resultados/Conclusão: Verificaram-se diferenças significativas nas variáveis coordenação motora ampla e percepção de competência física, após a prática de dez sessões de ginástica (aeróbica e localizada), demonstrando que praticar essa modalidade contribui para mudanças efetivas no repertório motor e percepção de competência física das participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Ribeiro Contreira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM; Especialista em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde - UFSM; Mestranda em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Luana Callegaro Rossato, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Especialista em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde (UFSM). Mestre em Educação Física (UFSC).

Sara Teresinha Corazza, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora Associada do Centro de Educação Física e Desportos (UFSM).

Daniela Lopes dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora Associada do Centro Educação Física e Desportos (UFSM).

Downloads

Publicado

30.03.2012

Como Citar

1.
Contreira AR, Rossato LC, Corazza ST, dos Santos DL. O efeito da ginástica nas capacidades perceptivo-motoras e na percepção de competência física de jovens. Cons. Saúde [Internet]. 30º de março de 2012 [citado 8º de novembro de 2024];11(1):170-8. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/2848

Edição

Seção

Ciências aplicadas