Fatores de risco cardiovascular em ingressantes do curso de educação física: comparação entre os sexos
DOI:
https://doi.org/10.5585/conssaude.v11n3.2946Palavras-chave:
Educação Física, Estudantes, Fatores de risco.Resumo
Objetivos: Comparar, entre sexos, fatores de risco cardiovascular de universitários ingressantes em Educação Física. Métodos: Analisaram-se, com t-Student, diferenças em tempo gasto com atividades físicas moderadas, vigorosas e na posição sentada, um dia semanal. Realizaram-se distribuições de frequência para variáveis: estado civil, classificação socioeconômica, tabagismo, etilismo, hábitos alimentares, atividade física, IMC, CC e pressão arterial. Analisaram-se diferentes proporções do nível de atividade física e fatores de risco cardiovascular entre os sexos, por teste qui-quadrado ou exato de Fisher, significância em p<0,05. Resultados: Os homens apresentaram maior proporção (p = 0,03) de pressão arterial elevada (17,7%), comparados às mulheres (7,5%), além de maior tempo (p<0,01) em atividades na posição sentada em um dia semanal (6,41 ± 2,1 horas), comparado às mulheres (5,21 ± 1,5 horas). Conclusão: Os homens apresentaram maior tempo em atividades na posição sentada em um dia semanal e maior proporção de pressão arterial elevada, comparados às mulheres.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 ConScientiae Saúde
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação;
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.