Desempenho motor de escolares com e sem transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH)
DOI:
https://doi.org/10.5585/conssaude.v11n1.2987Palavras-chave:
Desempenho psicomotor, Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, Transtorno do desenvolvimento da coordenação.Resumo
Introdução: O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) caracteriza-se por atividades excessivas ou dificuldades para sustentar a atenção e a persistência em tarefas do cotidiano, acarretando prejuízos em múltiplas áreas da vida do indivíduo. Objetivo: Comparar o desempenho motor de escolares com e sem indicativo de TDAH. Métodos: Participaram 39 crianças (9 a 12 anos), de ambos os sexos, matriculados em uma escola de São José (SC), sendo 20 com TDAH, e 19, sem. Para indicar o TDAH, utilizou-se o Manual Diagnóstico Estatístico de Transtornos Mentais; e para avaliação motora, o Movement Assessment Battery for Children. Resultados: Não houve associação do transtorno do desenvolvimento da coordenação e o TDAH. Entretanto, verificou-se um desempenho significativamente superior das crianças sem TDAH na categoria destrezas manuais (p=0,001) e desempenho motor total (p=0,034). Conclusão: Sugere-se a utilização de avaliações para triagem nas escolas e implementação de atividades motoras voltadas à população com e sem TDAH.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
30.03.2012
Como Citar
1.
da Silva J, Contreira AR, Capistrano R, Beltrame TS. Desempenho motor de escolares com e sem transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH). Cons. Saúde [Internet]. 30º de março de 2012 [citado 8º de novembro de 2024];11(1):76-84. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/2987
Edição
Seção
Ciências aplicadas
Licença
Copyright (c) 2012 ConScientiae Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.