Desempenho motor de escolares com e sem transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH)

Juliana da Silva, Andressa Ribeiro Contreira, Renata Capistrano, Thaís Silva Beltrame

Resumo


Introdução: O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) caracteriza-se por atividades excessivas ou dificuldades para sustentar a atenção e a persistência em tarefas do cotidiano, acarretando prejuízos em múltiplas áreas da vida do indivíduo. Objetivo: Comparar o desempenho motor de escolares com e sem indicativo de TDAH. Métodos: Participaram 39 crianças (9 a 12 anos), de ambos os sexos, matriculados em uma escola de São José (SC), sendo 20 com TDAH, e 19, sem. Para indicar o TDAH, utilizou-se o Manual Diagnóstico Estatístico de Transtornos Mentais; e para avaliação motora, o Movement Assessment Battery for Children. Resultados: Não houve associação do transtorno do desenvolvimento da coordenação e o TDAH. Entretanto, verificou-se um desempenho significativamente superior das crianças sem TDAH na categoria destrezas manuais (p=0,001) e desempenho motor total (p=0,034). Conclusão: Sugere-se a utilização de avaliações para triagem nas escolas e implementação de atividades motoras voltadas à população com e sem TDAH.

Palavras-chave


Desempenho psicomotor; Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade; Transtorno do desenvolvimento da coordenação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v11n1.2987

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.