Programa de exercício físico na redução do risco cardiovascular em diabéticos tipo 2

Pedro Weldes da Silva Cruz, Laísa kalil Buarque, Gabriela do Nascimento Lima, Isabele Góes Nobre, Stevia Lira Queiroz, Moacir de Novaes Lima Ferreira, Denise Maria Martins Vancea

Resumo


Introdução: Indivíduos com Diabetes Tipo 2 (DM2) apresentam chances de mortalidade por doenças cardiovasculares três vezes maior que a população em geral. Objetivo: Verificar o efeito de um programa de exercício físico na redução do risco cardiovascular em DM2. Métodos: Foram avaliados 26 indivíduos com DM2, divididos em dois grupos: Grupo Controle (GC:n=17) e Grupo Intervenção (G5:n=9). O Programa de Exercício Físico Supervisionado (PEFS) foi realizado na sessão de fisiologia respiratória da Unifesp e supervisionado por professores de Educação Física. A avaliação do risco cardiovascular foi realizada por meio da medida da circunferência da cintura (CC), IMC e % Gordura (%G). Para análise estatística, utilizaram-se os testes de Wilcoxon e Kruskal Wallis com p≤0,05. Resultados: O GC apresentou aumento da CC, IMC e %G após 20 semanas de treinamento, enquanto o G5 mostrou redução dessas variáveis. Conclusão: Fica claro, para essa amostra, que um PEFS, pode diminuir o risco cardiovascular em DM2.

Palavras-chave


Diabetes mellitus tipo 2; Exercício físico; Fatores de risco.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v11n3.2988

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.