Influência de diferentes calçados na postura e na atividade dos músculos do tronco

Priscilla Alencar de Oliveira Morais, Milla Gabriela Belarmino Dantas, Marcos Pinotti, Ana Carolina Rodarti Pitangui, Rodrigo Cappato de Araújo

Resumo


Introdução: O uso do salto alto tem sido cada vez mais frequente no cotidiano das mulheres. Objetivo: Investigar o comportamento dos músculos do tronco e as alterações posturais causadas pela utilização de diferentes tipos de calçados. Métodos: Vinte mulheres foram fotografadas em posição ortostática em diferentes situações: descalças, com tênis e com salto alto. As voluntárias também realizaram outras duas tarefas: manter os ombros flexionados a 45 e a 90 graus. Avaliaram-se a postura e a atividade eletromiográfica dos músculos multífido, iliocostal, reto abdominal e transverso abdominal. Resultados: A comparação dos diferentes tipos de calçados não mostrou diferenças estatísticas. Entretanto, ao comparar as diferentes tarefas de membro superior verificou-se alteração na atividade dos músculos eretores da coluna e dos ângulos de cabeça, cervical e tórax. Conclusão: O uso de calçados de salto alto não altera a postura e a atividade dos músculos estabilizadores da coluna lombar durante a posição ortostática.
Registro de ensaio clínico número: ACTRN12610000470099.

Palavras-chave


Eletromiografia. Fotogrametria. Postura. Sapatos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v11n3.3340

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.