Estado emocional e reatividade cardiovascular pré-competitiva de adolescentes praticantes de futsal

Autores

  • André de Oliveira Teixeira FURG
  • Ozeia Simões Franco FURG
  • Jeferson Mendes Cruz FURG
  • Ana Paula Cardoso Pereira FURG
  • Maicom Borges Moraes FURG
  • Eduardo de Sena Kafer FURG
  • Leandro de Moraes Kohl UNICRUZ
  • Luis Ulisses Signori FURG

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v11n3.3378

Palavras-chave:

Ansiedade, Emoções, Pressão Arterial, Psicologia do adolescente.

Resumo

Objetivo: Analisar as alterações do estado emocional e da reatividade cardiovascular de adolescentes praticantes de futsal. Métodos: Vinte adolescentes do gênero masculino, com idade de 15,6 (1,1) anos foram avaliados 30 min antes das situações de treino e competição. O estado emocional compreendeu as avaliações do estresse e da ansiedade. A reatividade cardiovascular incluiu a pressão arterial sistêmica, frequência cardíaca, pressão de pulso e duplo produto. Resultados: A situação pré-competitiva aumentou os sintomas de estresse (últimas 24 h, último mês e últimos três meses) e de ansiedade traço, cognitiva e somática (p<0,001). A reatividade cardiovascular aumentou 15% (p<0,01). Nesta situação, o estresse de 24 h correlacionou-se com a pressão arterial sistólica (r=0,447). Já a ansiedade somática associou-se ao peso (r=0,602), ao índice de massa corporal (r=0,580) e a circunferência abdominal (r=0,610). Conclusão: As competições esportivas alteram o estado emocional e favorecem a hiper-reatividade cardiovascular de adolescentes praticantes de futsal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André de Oliveira Teixeira, FURG

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Rio Grande, RS- Brasil.

Ozeia Simões Franco, FURG

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Rio Grande, RS- Brasil.

Jeferson Mendes Cruz, FURG

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Rio Grande, RS- Brasil.

Ana Paula Cardoso Pereira, FURG

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Rio Grande, RS- Brasil.

Maicom Borges Moraes, FURG

Graduando em Educação Física na Universidade federal do Rio Grande – FURG. Rio Grande, RS- Brasil.

Eduardo de Sena Kafer, FURG

Graduado em Educação Física na Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Rio Grande, RS- Brasil.

Leandro de Moraes Kohl, UNICRUZ

Mestre, Professor da Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ. Cruz Alta, RS- Brasil.

Luis Ulisses Signori, FURG

Doutor, Professor da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Rio Grande, RS- Brasil.

Downloads

Publicado

26.09.2012

Como Citar

1.
Teixeira A de O, Franco OS, Cruz JM, Pereira APC, Moraes MB, Kafer E de S, et al. Estado emocional e reatividade cardiovascular pré-competitiva de adolescentes praticantes de futsal. Cons. Saúde [Internet]. 26º de setembro de 2012 [citado 2º de julho de 2024];11(3):446-53. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/3378

Edição

Seção

Ciências aplicadas