A utilização da bandagem na estabilidade do tornozelo em atletas de basquetebol

Guilherme Reginatto Brum, Marcelo Miotto, Gerson Saciloto Tadiello, Vinícius Mazzochi Schmitt, Thiago De Marchi, Leandro Viçosa Bonetti

Resumo


Introdução: Entorse é um tipo de lesão musculoesquelética que ocorre por uma força de torção aplicada na articulação e pode ocasionar danos em algumas estruturas do corpo humano. Uma técnica utilizada para a prevenção e tratamento dessas lesões é a bandagem rígida funcional. Objetivo: Analisar a influência da bandagem rígida funcional na estabilidade articular do tornozelo em atletas de basquetebol. Métodos: Avaliaram-se 11 atletas do sexo masculino da categoria sub-15 de basquetebol que foram submetidos à estabilometria com e sem a utilização bandagem funcional rígida na articulação do tornozelo. Resultados: Foi demonstrado que há um aumento da estabilidade nessa articulação com o uso da bandagem, auxiliando na resposta muscular, fornecendo maior sustentação biomecânica e, assim, possivelmente prevenindo as lesões. Conclusão: Quando utilizaram a bandagem rígida funcional, os atletas apresentaram maior estabilidade na articulação do tornozelo na posição ortostática.

Palavras-chave


Basquetebol; Lesão; Tornozelo.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v11n3.3641

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.