Confiabilidade de um método para avaliar as estratégias redutoras da sobrecarga sobre o joelho durante a marcha

Claudio Marcos Bedran de Magalhães, Renan Alves Resende, Ana Cisalpino Pinheiro, Maria Clarice Lopes da Silva, Renata Noce Kirkwood

Resumo


Introdução: Inclinação lateral do tronco, aumento do momento de força interno abdutor do quadril e do ângulo de rotação externa do pé são estratégias utilizadas durante a marcha que reduzem a sobrecarga do joelho. Objetivo: Verificar a confiabilidade teste-reteste dos procedimentos para avaliar as estratégias que reduzem a sobrecarga sobre o joelho. Métodos: A análise quantitativa da marcha de dez idosas foi obtida por meio do sistema Qualisys-ProReflex. O Coeficiente de Correlação Intraclasse (CCI) foi utilizado para a análise da confiabilidade. Resultados: O CCI dos valores máximo, mínimo e de amplitude de inclinação lateral do tronco, momento interno abdutor do quadril e ângulo de rotação externa do pé foram de 0,92, 0,65 e 0,94; 0,70, 0,65 e 0,77, e 0,77, 0,77 e 0,85, respectivamente. Conclusão: O método utilizado neste estudo demonstrou ter confiabilidade de moderada a boa e pode ser empregado em estudos futuros.

Palavras-chave


Biomecânica; Cinética; Marcha; Reprodutibilidade dos testes.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v11n3.3741

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2022 Todos os direitos reservados.

Esta obra está licenciado com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional