Intervenção fisioterapêutica na síndrome otodental – estudo de caso

Autores

  • Ana Claudia Nunciato UFSCar, SP
  • Andréa Corrêa Carrascosa UNIARA, SP

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v12n1.3865

Palavras-chave:

Anormalidades dentárias, Modalidades de fisioterapia, Postura.

Resumo

Introdução: A Síndrome Otodental (SO) é caracterizada por anomalias dentais, perdas auditivas e coloboma ocular. Alterações oclusais são frequentes e estão associadas com desenvolvimento alterado da face. Objetivo: Avaliar o efeito da Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP) para os músculos da mímica facial e Reeducação Postural Global (RPG) na postura da cabeça e cervical em portadora de SO. Métodos: Participou uma voluntária, 10 anos, com SO, apresentando perda auditiva e rinite alérgica, atraso na erupção dentária, dificuldade de respiração e hábitos parafuncionais. Foi aplicado um programa de exercícios de FNP para a face, seguido de RPG por sete semanas. Resultados: Observou-se melhora da expressão e tônus facial após o tratamento. Conclusão: A RPG associada à FNP na face promoveu melhora da força dos músculos de mímica e de expressão facial e melhora da postura da cabeça e cervical em portadora de SO, sugerindo sua utilização como conduta fisioterapêutica nestes casos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Claudia Nunciato, UFSCar, SP

Fisioterapeuta; Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas- UFSCar. Laboratório da Psicologia de Aprendizagem- LPA. São Carlos, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

04.04.2013

Como Citar

1.
Nunciato AC, Carrascosa AC. Intervenção fisioterapêutica na síndrome otodental – estudo de caso. Cons. Saúde [Internet]. 4º de abril de 2013 [citado 5º de novembro de 2024];12(1):146-52. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/3865

Edição

Seção

Estudos de casos