Avaliação da pressão arterial e razão cintura-quadril dos pacientes com seqüelas de acidente vascular encefálico em tratamento

Eliana Aparecida Feltrin, Roberta de Cássia Oliveira Shintaku, Karen Fernanda Baraldi

Resumo


O acidente vascular encefálico (AVE) é a terceira causa de óbito e o principal motivo de incapacitação física, acometendo principalmente os idosos. Dos fatores de risco mais comumente associados, destacam-se a hipertensão arterial sistêmica (HAS), o Diabetes mellitus, o tabagismo e os hábitos alimentares. Estudando casuística de 25 pacientes pós-AVE, na área de neurologia para adulto da Clínica de Fisioterapia da Uninove, esta pesquisa avaliou, por meio de questionário, o estilo de vida, a perda de peso após o AVE, a antropometria e o perfi l nutricional dos pacientes com seqüelas de AVE atendidos ao longo do período. Após avaliação, os pacientes receberam orientação nutricional individualizada com dieta hipossódica e hipocalórica. Dos 25 pacientes, 16 estavam com pressão arterial (PA) acima do esperado; dos pacientes hipertensos, 13 encontravam-se com razão cinturaquadril (RCQ) em risco de doenças cardiovasculares. A PA e a RCQ da população pesquisada demonstraram constituir fator de risco para a condição neurológica estudada. A avaliação e orientação nutricional contribuem para a evolução e reabilitação do paciente portador de seqüela de AVE.

Palavras-chave


Acidente vascular encefálico. Avaliação nutricional. Hipertensão arterial.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v4i0.397

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2005 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.