Atuação em equipes multiprofissionais de saúde: uma revisão sistemática

Patrícia Andréia da Silva, Giulyanne Maria Lima da Silva, José Damião Rodrigues, Petrucio Venceslau de Moura, Iraquitan de Oliveira Caminha, Daniela Karina da Silva Ferreira

Resumo


Introdução: A atuação dos profissionais de saúde em equipe multiprofissionais tem-se destacado nos últimos anos na saúde pública no Brasil. Objetivo: Nesse sentido, o objetivo desse estudo foi investigar a produção científica relacionada à atuação em equipes multiprofissionais de saúde nos últimos dez anos. Método: As buscas dos artigos foram realizadas na Biblioteca Virtual de Saúde – BVS, que inclui a PubMed, SciELO, Bireme e Lilacs, e no Google Acadêmico. Resultado: Foram encontrados 462 artigos, dos quais, 241 apresentaram texto completo, sendo analisados seus resumos. Em seguida, 13 textos foram selecionados para análise final. Conclusão: Observou-se que nos artigos investigados o trabalho em equipe tem sido relatado como uma grande conquista para o atendimento em saúde pública mesmo com os desafios a serem vencidos pelo SUS e pelos profissionais que atuam na área.

Palavras-chave


Equipe interdisciplinar de saúde; Saúde pública; Sistema de saúde.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v12n1.3987

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2013 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.