O valor de um programa ludomotor para a melhoria da velocidade de reação de crianças

Autores

  • Alisson Padilha de Lima Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ.
  • Fabrício Bruno Cardoso Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ.
  • Heron Beresford Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ.

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v12n3.4153

Palavras-chave:

Crianças, Tempo de reação, Valor.

Resumo

Objetivo: Avaliar a eficácia de um programa ludomotor de soltar pipas, voltado para desenvolver a velocidade de reação. Método: Este estudo foi desenvolvido utilizando-se os testes de reação motora (TRM), composto de três provas específicas: Tempo Reação Simples (TRS), Tempo de Reação com Discriminação (TRD) e Tempo de Reação com Discriminação para Tarefa Complexa (TRDTC). Resultados: Após 65 sessões do programa ludomotor, com duração de 45 minutos cada uma, mostrou-se, em relação ao TRS, TRD e TRDTC, uma significância estatística, em que foi identificada a importância da intervenção proposta. Conclusão: Verificou-se que a intervenção desenvolvida neste trabalho refinou as habilidades perceptivo-motoras dos alunos, o que se refletiu no desenvolvimento da coordenação visomotora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alisson Padilha de Lima, Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ.

Professor Bacharel e Licenciado em Educação Física CEULJI/ULBRA, Especialista em Educação Especial UCDB/MS, Pesquisador do Laboratório de Temas Filosóficos em Conhecimento Aplicado LABFILC, Universidade Estadual do Rio de Janeiro UERJ, Departamento de Ciências da Atividade Física.

Fabrício Bruno Cardoso, Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ.

Doutorando em Biofísica UFRJ, Mestre em Ciência da Motricidade Humana UCB/RJ, Pesquisador do Laboratório de Temas Filosóficos em Conhecimento Aplicado LABFILC, Universidade Estadual do Rio de Janeiro UERJ, Departamento de Ciências da Atividade Física.

Heron Beresford, Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ.

Professor Doutor Adjunto da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, Coordenador de Pesquisas do Laboratório de Temas Filosóficos em Conhecimento Aplicado LABFILC, Departamento de Ciências da Atividade Física.

Downloads

Publicado

15.10.2013

Como Citar

1.
Lima AP de, Cardoso FB, Beresford H. O valor de um programa ludomotor para a melhoria da velocidade de reação de crianças. Cons. Saúde [Internet]. 15º de outubro de 2013 [citado 29º de março de 2024];12(3):398-404. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/4153

Edição

Seção

Ciências aplicadas