Equilíbrio estático e dinâmico de idosos praticantes de atividades físicas em Academias da Terceira Idade

Autores

  • Sonia Maria Marques Gomes Bertolini Universidade Estadual de Maringá
  • Paula Manueira Centro Universitário Cesumar - UniCesumar

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v12n3.4318

Palavras-chave:

Atividade física, Equilíbrio postural, Idoso.

Resumo

Objetivos: Comparar o equilíbrio estático e dinâmico de idosos praticantes e não praticantes de atividades físicas em Academias da Terceira Idade, analisando a associação de fatores sociodemográficos. Métodos: Participaram 400 idosos de ambos os gêneros, sendo 200 praticantes de atividades físicas em ATIs (grupo ativo), e 200 não praticantes (grupo sedentário). Ambos os grupos realizaram o teste de Tinetti e responderam um questionário com respostas dicotômicas sobre perfil sociodemográfico, condições de saúde e hábitos de vida. Para análise estatística, utilizaram-se o teste qui-quadrado e o “t” não pareado, com nível de sig¬nificância de 5%. Resultados: O grupo ativo apresentou melhores níveis de equilíbrio estático e dinâmico, quando comparado ao sedentário (p<0,001). Conclusões: Verificou-se que idosos praticantes de atividades físicas nas ATIs apresentam melhor equilíbrio, quando comparados aos idosos sedentários, indicando que as atividades realizadas nesses espaços podem gerar impactos positivos no desempenho motor dessa população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Maria Marques Gomes Bertolini, Universidade Estadual de Maringá

Fisioterapeuta, Doutora em Morfologia Humana pela USP, docente da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do Mestrado em Promoção da Saúde do Entro Univdrsitário Cesumar(UniCesumar)

Paula Manueira, Centro Universitário Cesumar - UniCesumar

Fisioterapeuta, graduada pelo Centro Universitário Cesumar - UniCesumar

Downloads

Publicado

15.10.2013

Como Citar

1.
Bertolini SMMG, Manueira P. Equilíbrio estático e dinâmico de idosos praticantes de atividades físicas em Academias da Terceira Idade. Cons. Saúde [Internet]. 15º de outubro de 2013 [citado 29º de março de 2024];12(3):432-8. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/4318

Edição

Seção

Ciências aplicadas