Avaliação da acuidade goniométrica do movimento inversão de tornozelo: interavaliadores e intra-avaliadores

Danilo Oliveira Silva, Álvaro Mayer Ferreira, Alberito Rodrigo Carvalho, Anamaria Meireles, Aniele Tomadon, Gladson Ricardo Flor Bertolini, Marieli Araujo Rossoni Marcioli

Resumo


Introdução: O goniômetro universal é um instrumento para mensurar a amplitude de movimento da inversão de tornozelo; porém, sua reprodutibilidade é limitada quando a mensuração é realizada por diferentes avaliadores ou por um mesmo avaliador em momentos distintos. Objetivo: Avaliar a confiabilidade intra- e interavaliadores da medição por goniômetro universal da inversão ativa e passiva de tornozelo. Métodos: A amostra foi composta por 57 participantes assintomáticos, foi realizada a mensuração passiva e ativa do movimento de inversão do tornozelo, com um goniômetro universal, por três avaliadores em dois momentos distintos. Resultados: Todos os índices de correlação intraclasse apresentaram força de correlação de moderada (0,64) a alta (0,91) (p<0,05 para todas as comparações). Conclusão: A goniometria passiva e ativa do movimento de inversão do tornozelo é uma medida que apresenta confiabilidade intra e interavaliadores de moderada a alta, o que sugere que esse método é confiável para a aplicação clínica.

Palavras-chave


Goniometria articular; Reprodutibilidade dos resultados; Tornozelo.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v13n1.4522

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2014 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.