Aspectos psicológicos em idosas praticantes e não praticantes de exercício físico

Autores

  • Giovane Pereira Balbé Universidade Federal de Santa Catarina
  • Paulo Adão de Medeiros Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Ana Paula Pietro Nobre Montoro Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Tânia Rosane Bertoldo Benedetti Universidade Federal de Santa Catarina
  • Giovana Zarpellon Mazo Universidade do Estado de Santa catarina

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v13n1.4592

Palavras-chave:

Exercício, Idoso, Psicologia, Resiliência psicológica.

Resumo

Introdução: O exercício físico proporciona benefícios ao corpo e vem sendo cada vez mais associado ao bem-estar psicossocial e a resiliência em idosos. Objetivo: Analisar os aspectos psicológicos (felicidade, humor, autoestima e resiliência) entre idosas praticantes e não praticantes de exercício físico. Método: Participaram do estudo 164 idosas, destas, 85 formaram o grupo de praticantes de exercício físico (GP), e 79, o de não praticantes (GNP). Utilizaram-se escala de estresse percebido, escala de autoestima de Rosenberg e escala de resiliência. Resultados: As idosas praticantes relataram sentirem-se mais felizes (77,6%) e bem-humoradas (70,6%). Quanto à autoestima e à resiliência, não foi observada diferença significativa entre os grupos. As participantes mais felizes, bem-humoradas e com maior autoestima apresentaram níveis superiores de resiliência. Conclusão: A prática de exercício físico favoreceu ganhos psicológicos ligados à felicidade e ao humor, e a autoestima correlacionou-se positivamente com o nível de resiliência em ambos os grupos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovane Pereira Balbé, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Ciências do Movimento Humano (UDESC), Docente no Departamento de Educação Física, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, SC, Brasil.

Paulo Adão de Medeiros, Universidade do Estado de Santa Catarina

Fisioterapeuta especialista em terapia manual e em atividade física, desempenho motor e saúde (UFSM) e mestrando em ciências do movimento humano (UDESC)

Ana Paula Pietro Nobre Montoro, Universidade do Estado de Santa Catarina

Fisioterapeuta, Mestranda em Ciências do Movimento Humano (UDESC) - Laboratório de Distúrbios da Aprendizagem e do Desenvolvimento (LADADE). Florianópolis, SC, Brasil.

Tânia Rosane Bertoldo Benedetti, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Doutora do Programa de Pós-graduação em Educação Física, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, Brasil.

Giovana Zarpellon Mazo, Universidade do Estado de Santa catarina

Professora Doutora do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Florianópolis, Brasil.

Downloads

Publicado

28.03.2014

Como Citar

1.
Balbé GP, de Medeiros PA, Montoro APPN, Benedetti TRB, Mazo GZ. Aspectos psicológicos em idosas praticantes e não praticantes de exercício físico. Cons. Saúde [Internet]. 28º de março de 2014 [citado 20º de abril de 2024];13(1):126-33. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/4592

Edição

Seção

Ciências aplicadas