Efeitos do exercício físico na aptidão física de crianças com sobrepeso

Autores

  • Janine Aryadine Espíndola UDESC
  • Renata Capistrano UDESC
  • Juliano Maestri Alexandre UDESC
  • Juliana da Silva UDESC
  • Thais Silva Beltrame UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v13n2.4682

Palavras-chave:

Aptidão física, Criança, Exercício, Sobrepeso.

Resumo

Introdução: Exercícios físicos têm-se mostrado eficientes para a promoção de perda de peso, mudanças positivas na composição corporal e melhora na aptidão física geral. Objetivo: Verificar os efeitos de um programa de exercício físico na aptidão física de crianças com sobrepeso e/ou obesidade. Métodos: Selecionaram-se crianças de sete a dez anos de idade de um programa de intervenção, na cidade de Florianópolis (SC). Para avaliação da aptidão física, foi utilizada a bateria de testes motores do Programa Esporte Brasil. Calculou-se o IMC conforme padrões da Organização Mundial da Saúde. Resultados: Ao avaliar a aptidão física relacionada à saúde, verificou-se que houve melhora significativa no índice de massa corporal e na força/resistência abdominal. Aptidão física relacionada ao desempenho mostrou diferença significante no teste de agilidade. Conclusão: Identificaram-se efeitos positivos do programa de intervenção proposto, referentes às aptidões físicas relacionadas à saúde e ao desempenho motor nas crianças analisadas. Sugerem-se mais estudos com estratégias para combater a obesidade infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janine Aryadine Espíndola, UDESC

Licenciada em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina e Mestranda em Ciências do Movimentos do Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Renata Capistrano, UDESC

Licenciada em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina e Mestranda em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Juliano Maestri Alexandre, UDESC

Graduando em Educação Física - Bacharelado. Bolsista de Extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Juliana da Silva, UDESC

Doutoranda em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Thais Silva Beltrame, UDESC

Doutorada em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

14.07.2014

Como Citar

1.
Espíndola JA, Capistrano R, Alexandre JM, Silva J da, Beltrame TS. Efeitos do exercício físico na aptidão física de crianças com sobrepeso. Cons. Saúde [Internet]. 14º de julho de 2014 [citado 18º de abril de 2024];13(2):281-8. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/4682

Edição

Seção

Estudos de casos