A utilização da escala de Borg em atividade física com gestantes

Autores

  • Caroline Mombaque dos Santos Universidade Federal de Santa Maria
  • Wendel Mombaque dos Santos Universidade Federal de Santa Maria
  • Renato Xavier Coutinho Instituto Federal Farroupilha
  • Camila Pigatto Universidade Federal de Santa Maria
  • Luiz Osório Cruz Portela Universidade Federal de Santa Maria
  • Francisco Maximiliano Pancich Gallarreta Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v13n2.4802

Palavras-chave:

Atividade motora, Esforço físico, Gestantes.

Resumo

Introdução: Há poucas evidências entre a relação de parâmetros hemodinâmicos maternos e a escala de Borg, durante a prática de exercício físico. Objetivo: Avaliar a relação entre a escala de Borg e os padrões de frequência cardíaca materna e pressão arterial média em gestantes submetidas a exercício físico aeróbico. Métodos: Realizou-se um estudo transversal com gestantes hígidas, selecionadas por amostra de conveniência, submetidas a teste aeróbico progressivo em esteira; sendo avaliados a FC materna, a PAM e o nível de percepção de esforço durante o exercício físico proposto, até a fadiga voluntária. Resultados: A pressão arterial média teve aumento progressivo significativo até o nível de esforço cansativo (p=0,04); já a frequência cardíaca apresentou aumento gradativo, não significativo (p>0,05), em todos os níveis da referida escala. Conclusões: A escala de Borg em atividades com gestantes deve ser aplicada tendo, como limite superior, o nível relativamente fácil durante o programa de exercício.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Mombaque dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (2010), residencia em ginecologia e obstetrícia pela Universidade Federal de Santa Maria (2013). Atualmente é médica residente do serviço de medicina fetal do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Maria

Wendel Mombaque dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Pampa (2011). Especialização em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Católica Dom Bosco (2012), especialização em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Pampa (2013) e mestrado em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (2014).

Renato Xavier Coutinho, Instituto Federal Farroupilha

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2005), mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (2010) e doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (2013). Atualmente é professor do Instituto Federal Farroupilha. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino dos esportes, temas transversais, interdisciplinaridade e produção científica.

Camila Pigatto, Universidade Federal de Santa Maria

Médica Ginecologista e Obstetra, especialista em Medicina Fetal pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Luiz Osório Cruz Portela, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1980) e doutor em Ciências do Esporte - Universidade de Hannover (1996). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Educação Física em Avaliação e desenvolvimento da Performance, Treinamento Esportivo, treinamento em Handebol. Atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação da capacidade física em normoxia e hipoxia, treinamento hipóxico intermitente.

Francisco Maximiliano Pancich Gallarreta, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria-RS(1994).Mestrado em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2008). Doutorado em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atua principalmente nos seguintes temas: Ginecologia, Obstetrícia e Ultra-sonografia, Medicina Fetal.

Downloads

Publicado

14.07.2014

Como Citar

1.
Santos CM dos, Santos WM dos, Coutinho RX, Pigatto C, Portela LOC, Gallarreta FMP. A utilização da escala de Borg em atividade física com gestantes. Cons. Saúde [Internet]. 14º de julho de 2014 [citado 15º de novembro de 2024];13(2):241-5. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/4802

Edição

Seção

Artigos