Reabilitação na paralisia cerebral com o Nintendo™ Wii® associado ao Wii Fit®

Juliane Diniz Rossi, Giselle de Camargo Oliveira, Thais Helena Oliveira Böck, Claudia Morais Trevisan

Resumo


Introdução: Paralisia cerebral constitui um grupo de distúrbios permanentes de movimento e postura, que causa limitação de atividades. Objetivo: Investigar o efeito da realidade virtual, na função motora ampla e no equilíbrio na paralisia cerebral. Métodos: Dez sujeitos, entre 7 e 14 anos, selecionados pelo Gross Motor Function Classification System, nível I, II ou III, com capacidade de cognição verificada pelo miniexame do estado mental, foram avaliados pré- e pós-intervenção utilizando-se medida da função motora grossa e escala de equilíbrio de Berg. O treinamento com realidade virtual foi elaborado a partir dos jogos inseridos no pacote do Wii Fit®. Resultados: Todos apresentaram melhora na função motora ampla e no equilíbrio, com mediana pré- e pós-intervenção de 90,41% e 93,63%; 51,5% e 53,5%, respectivamente, após 24 sessões. Conclusões: O protocolo com realidade virtual propiciou melhoras clínicas, porém, não estatisticamente significativas, mas constatou-se o aperfeiçoamento na função motora ampla e no equilíbrio.

Palavras-chave


Jogos de Vídeo; Paralisia Cerebral; Modalidades de Fisioterapia.

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DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v14n2.5504

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