Reabilitação na paralisia cerebral com o Nintendo™ Wii® associado ao Wii Fit®
DOI:
https://doi.org/10.5585/conssaude.v14n2.5504Palavras-chave:
Jogos de Vídeo, Paralisia Cerebral, Modalidades de Fisioterapia.Resumo
Introdução: Paralisia cerebral constitui um grupo de distúrbios permanentes de movimento e postura, que causa limitação de atividades. Objetivo: Investigar o efeito da realidade virtual, na função motora ampla e no equilíbrio na paralisia cerebral. Métodos: Dez sujeitos, entre 7 e 14 anos, selecionados pelo Gross Motor Function Classification System, nível I, II ou III, com capacidade de cognição verificada pelo miniexame do estado mental, foram avaliados pré- e pós-intervenção utilizando-se medida da função motora grossa e escala de equilíbrio de Berg. O treinamento com realidade virtual foi elaborado a partir dos jogos inseridos no pacote do Wii Fit®. Resultados: Todos apresentaram melhora na função motora ampla e no equilíbrio, com mediana pré- e pós-intervenção de 90,41% e 93,63%; 51,5% e 53,5%, respectivamente, após 24 sessões. Conclusões: O protocolo com realidade virtual propiciou melhoras clínicas, porém, não estatisticamente significativas, mas constatou-se o aperfeiçoamento na função motora ampla e no equilíbrio.Downloads
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Publicado
11.08.2015
Como Citar
1.
Rossi JD, Oliveira G de C, Böck THO, Trevisan CM. Reabilitação na paralisia cerebral com o Nintendo™ Wii® associado ao Wii Fit®. Cons. Saúde [Internet]. 11º de agosto de 2015 [citado 5º de novembro de 2024];14(2):277-82. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/5504
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Artigos
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