Teste de caminhada de seis minutos em crianças com doença respiratória crônica

Renata Tieme Okuro, Renata Maba Gonçalves, Maíra Seabra de Asumpção, Janaína Cristina Scalco, Camila Isabel Santos Schivinski

Resumo


Introdução: o teste de caminhada de seis minutos (TC6) é amplamente utilizado para avaliar a capacidade funcional em pediatria por ser de fácil administração e baixo custo. Objetivo: avaliar e comparar o desempenho de crianças saudáveis (GC), com fibrose cística (GFC) e síndrome da respiração oral (GRO) no TC6. Método: estudo transversal comparativo controlado. Realizaram-se dois TC6 (TC61 e TC62) segundo recomendação da American Thoracic Society. Aplicou-se o teste de normalidade de Shapiro-Wilk e, para comparação dos dois TC6 em cada grupo, realizou-se o teste-t pareado e posteriormente Anova post-hoc de Bonferroni para as distâncias percorridas (DPTC6). Resultados: participaram 51 crianças (oito a 12 anos), sendo 17 por grupo. Na comparação das DPTC6, apenas o GFC obteve desempenho inferior ao GC nos dois TC6 (p=0,001). Conclusão: o menor desempenho pelo GFC reforça o TC6 como instrumento sensível na avaliação da capacidade de exercício de crianças com doença pulmonar crônica.

Palavras-chave


Teste de Exercício; Criança; Fibrose Cística; Respiração Bucal.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v14n4.5651

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.