Utilização do esparadrapo para bandagem de tornozelo e sua influência na economia de corrida

Autores

  • Alberito Rodrigo de Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Alex de Oliveira Fagundes Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Maribel Schmitt Fontoura Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Onécimo Ubiratã M. Melo Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Eduardo Olsson Remião Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Marcus Peikriszwili Tartaruga Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Leonardo Alexandre Peyré-Tartaruga Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v14n4.5721

Palavras-chave:

Modalidades de Fisioterapia, Função, Corrida, Consumo de Oxigênio, Custo Metabólico.

Resumo

Objetivo: Verificar o efeito da bandagem, por meio de esparadrapo (esparadrapagem), para estabilização da inversão do tornozelo, na economia de corrida, determinada pelo custo de transporte (CT). Métodos: Dez corredores de 10 km com velocidade média de prova entre 13,5 e 15 km.h-1 realizaram os seguintes procedimentos: (1) Mensuração do consumo de oxigênio em repouso ortostático (VO2orto) por seis minutos; (2) três baterias de cinco minutos de corrida a 14 km.h-1 para determinação do VO2teste: sem esparadrapagem (SE); esparadrapagem em um tornozelo (E1T); e esparadrapagem nos dois tornozelos (E2T). O CT foi determinado segundo equação proposta na literatura. Resultados: Não houve diferenças no CT entre as baterias: SE (3,5  0,2), E1T (3,6  0,2) e E2T (3,6  0,2) ANOVA medidas repetidas F(2;18) = 2,866; p=0,083. Conclusão: A esparadrapagem não influenciou a economia de corrida de atletas amadores de provas de longas distâncias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27.04.2016

Como Citar

1.
Carvalho AR de, Fagundes A de O, Fontoura MS, Melo OUM, Remião EO, Tartaruga MP, et al. Utilização do esparadrapo para bandagem de tornozelo e sua influência na economia de corrida. Cons. Saúde [Internet]. 27º de abril de 2016 [citado 29º de março de 2024];14(4):568-76. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/5721

Edição

Seção

Artigos