Efeitos da prática de Jump no equilíbrio e no tempo de reação em mulheres

Luana Carvalho Picolini, Fábio Saraiva Flôres, Ellen dos Santos Soares, Daniela Lopes dos Santos, Silvana Corrêa Matheus, Sara Teresinha Corazza

Resumo


Introdução: A prática de Jump em academias vem ganhando destaque, principalmente em mulheres. Objetivo: Verificar os efeitos da prática de Jump no equilíbrio e no tempo de reação de mulheres. Métodos: Fizeram parte do estudo 12 mulheres com média de idade 22,9 ± 3,31 anos. As participantes foram submetidas a 16 sessões de Jump, com duração de 60 minutos, cada. As sessões de prática apresentaram exercícios variados, contendo movimentos de giros, mudança de direção e passos com apoio unipodal e bipodal, coreografados. Resultados: Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas para o tempo de reação simples (t= 6,36; p= 0,000). Esses dados indicam que a prática sistemática de Jump, é benéfica para a diminuição do tempo de reação simples de mulheres. Conclusão: Apesar da não verificação de diferenças estatísticas, o TRE e o equilíbrio mostraram ser capacidades importantes para uma vida mais ativa fisicamente.

Palavras-chave


Atividade Física; Equilíbrio Postural; Tempo de Reação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v14n4.5818

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.