Número de repetições em diferentes porcentagens de carga máxima de exercícios neuromusculares

Autores

  • Jefferson Petto Faculdade Social
  • Luciano Sá Teles de Almeida Santos Faculdade Social
  • Vinícius Afonso Gomes Faculdade Social
  • Francisco Tiago Oliveira de Oliveira Universidade Federal da Bahia
  • Natália da Luz Garcia Faculdade Social
  • Alan Carlos Nery dos Santos Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v14n4.5848

Palavras-chave:

Terapia por Exercício, Medicina Física e Reabilitação, Saúde, Exercício Pliométrico, Suporte de Carga.

Resumo

Introdução: Os exercícios neuromusculares são componentes essenciais nos programas de reabilitação física e treinamento esportivo, entretanto, ainda existem importantes lacunas sobre a sua prescrição. Objetivo: Verificar se existe diferença no número de Repetições Máximas (RM) de exercícios neuromusculares com diferentes intensidades de Carga Máxima (CM). Métodos: Avaliados 26 jovens, sadios e sedentários, submetidos a um teste de CM e a três testes de RM com 50%, 70% e 90% da CM. Movimentos analisados: Flexão do Cotovelo (FC), Extensão do Cotovelo (EC) e Abdução do Ombro (AO). Resultados: Observou-se diferença na comparação das RM nos movimentos de FC vs. EC e FC vs. AO. Na comparação da RM em cada exercício, verificou-se diferença significante entre as cargas de 50% e 70% e entre 50% e 90%. Conclusão: Existe diferença no número de RM de movimentos resistidos com pesos livres a partir de diferentes intensidades da carga máxima.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Petto, Faculdade Social

Graduado em fisioterapia na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), aperfeiçoamento em fisioterapia cardiovascular (UFSCar), especialização em gerontologia na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, mestrado e doutorado em medicina e saúde humana na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP). Coordenador do Grupo de Fisioterapia e Pesquisa Cardiovascular. Professor de Anatomia, Fisiologia Humana, Angiologia e Cardiologia da Faculdade Social da Bahia. Orienta pesquisas em Metabolismo Lipídico e Cardiologia com enfoque nos efeitos dos contraceptivos orais. Presidente da Comissão Científica do Departamento de Fisioterapia da Sociedade Brasileira de Cardiologia - BA.

Alan Carlos Nery dos Santos, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Graduado em Fisioterapia pela Faculdade Social da Bahia (FSBA), Pesquisador colaborador do Grupo de Pesquisa Cardiovascular (GPeC), Especialização em Osteopatia e Fisioterapia Manipulativa (Ebrafim), Especialização em Fisiologia do Exercício Clínico pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), Mestrando em Medicina e Saúde Humana (EBMSP), É autor e coautor de 13 manuscritos aceitos e/ou publicados em periódicos nacionais. Foi Preceptor de Estágio do Curso de Fisioterapia da Faculdade Dom Pedro II, Preceptor de Estágio do Curso de Fisioterapia da Universidade Salvador nas disciplinas de Ortopedia, Neurologia e Saúde Pública.

Downloads

Publicado

27.04.2016

Como Citar

1.
Petto J, Santos LST de A, Gomes VA, Oliveira FTO de, Garcia N da L, Santos ACN dos. Número de repetições em diferentes porcentagens de carga máxima de exercícios neuromusculares. Cons. Saúde [Internet]. 27º de abril de 2016 [citado 18º de abril de 2024];14(4):577-84. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/5848

Edição

Seção

Artigos