Treinamento de tênis de mesa em ambiente virtual não melhora desempenho de crianças em espaço real

Autores

  • Caio Victor Sousa Universidade Católica de Brasília
  • Marcelo Magalhães Sales
  • Renan Renato Cruz dos Santos
  • Ítalo Rodrigues Sena
  • Pierre Brandão
  • Rafael dos Reis Olher
  • Carmen Silvia Grubert Campbell Universidade Católica de Brasília
  • Renata Elias Dantas

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v15n1.5924

Palavras-chave:

Atividade motora, Terapia de exposição à realidade virtual, Aprendizagem por associação.

Resumo

Introdução: O desenvolvimento motor de crianças está associado a fatores físicos, afetivos e cognitivos e ambientes virtuais como videogames ativos (VGA) podem ser uma alternativa inovadora e motivadora. Objetivo: Investigar o efeito de cinco dias de treinamento de tênis de mesa em ambiente virtual sobre o desempenho de saque de em espaço real. Materiais e Método: Dois grupos (experimental e controle) de crianças com idade de 9.32±0.6 anos participaram. O grupo experimental praticou o saque do tênis de mesa no VGA diariamente por cinco dias. Após a intervenção, ambos grupos foram submetidos a um teste na mesa tradicional, no qual se verificava a quantidade de acertos no saque. Resultados: Não foram encontradas diferenças significativas na quantidade de acertos entre os grupos, assim como uma baixa magnitude do efeito. Conclusões: O treinamento de tênis de mesa em VGA parece não melhorar o desempenho no saque de crianças.

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Publicado

04.07.2016

Como Citar

1.
Sousa CV, Sales MM, Santos RRC dos, Sena Ítalo R, Brandão P, Olher R dos R, et al. Treinamento de tênis de mesa em ambiente virtual não melhora desempenho de crianças em espaço real. Cons. Saúde [Internet]. 4º de julho de 2016 [citado 28º de março de 2024];15(1):24-9. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/5924

Edição

Seção

Artigos