Efeitos de atividades psicomotoras no desenvolvimento motor de pré-escolares de cinco anos de idade

Autores

  • Natasha Yumi Matsunaga UNICAMP
  • Karina Pereira Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Patricia Ribeiro Marcacine Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Shamyr Sulyvan de Castro Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Isabel Aparecida Porcatti de Walsh Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v15n1.6119

Palavras-chave:

Pré-escolar, Desempenho psicomotor, Destreza motora.

Resumo

Introdução: crianças pré-escolares estão em fase de aquisição e aperfeiçoamento de habilidades motoras. Objetivo: avaliar o efeito de atividades psicomotoras na motricidade fina e global, equilíbrio, esquema corporal e organização espacial e temporal em pré-escolares. Método: participaram 16 crianças (oito meninos), de cinco anos de idade, escolhidas por conveniência em uma escola municipal. Para a avaliação psicomotora utilizou-se a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM). Após a avaliação inicial foram realizadas 18 sessões de 60 minutos de atividades psicomotoras, duas vezes por semana, seguidas da reavaliação. Resultado: Na avaliação inicial, as crianças apresentaram classificação variando entre normal baixo, médio e alto nas provas da EDM. Na reavaliação a classificação variou entre normal médio e alto, nível superior e muito superior. Houve melhora significativa na motricidade fina, motricidade global, equilíbrio e organização temporal (p<0,05). Conclusão: A atividade psicomotora foi eficaz no desenvolvimento motor das crianças pré-escolares para a maioria das atividades estudadas.

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Biografia do Autor

Natasha Yumi Matsunaga, UNICAMP

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Saúde da Criança e do Adolescentes da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas – São Paulo, Brasil

Karina Pereira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Professor Adjunto Departamento de Fisioterapia Aplicada, Instituto de Ciências da Saúde - Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, Uberaba – Minas Gerais, Brasil.

Patricia Ribeiro Marcacine, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

2- Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, Uberaba – Minas Gerais, Brasil.

Shamyr Sulyvan de Castro, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

3- Professor Adjunto Departamento de Fisioterapia Aplicada, Instituto de Ciências da Saúde - Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, Uberaba – Minas Gerais, Brasil.

Isabel Aparecida Porcatti de Walsh, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Professor Adjunto Departamento de Fisioterapia Aplicada, Instituto de Ciências da Saúde - Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, Uberaba – Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

04.07.2016

Como Citar

1.
Matsunaga NY, Pereira K, Marcacine PR, Castro SS de, Walsh IAP de. Efeitos de atividades psicomotoras no desenvolvimento motor de pré-escolares de cinco anos de idade. Cons. Saúde [Internet]. 4º de julho de 2016 [citado 8º de novembro de 2024];15(1):38-43. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/6119

Edição

Seção

Artigos